Categories: Geral

Portal do Tabaco destaca história de empresa camaquense

O site Portal do Tabaco, uma das principais fontes relacionadas à cultura do tabaco no país, apresentou uma matéria trazendo um pouco da história da empresa camaquense Ferraria do Colono. Na pauta, o site aborda a história da empresa aliada a produção de fumo na região.

Confira matéria na íntegra

Publicidade

Uma das empresas mais tradicionais de Camaquã cresceu em paralelo com a expansão da fumicultura na região da Costa Doce. Trata-se da Ferraria do Colono, que funciona há 50 anos, inicialmente apenas ferrando cavalos e com um único funcionário. Com o tempo, porém, acabou se especializando na fabricação e comercialização de máquinas e implementos e na prestação de serviços a lavouras. Hoje, 90% de seus clientes são fumicultores – entre 6 e 7 mil são atendidos a cada ano – e o local emprega 15 pessoas.

Segundo um dos diretores da empresa, Danilo Brock, ainda que não seja o principal produto agrícola do município – que é conhecido como Capital Nacional do Arroz Parbolizado – a renda gerada pelo tabaco, muito superior a qualquer outra cultura, faz com que a demanda dos fumicultores seja um dos motores principais do comércio local. Na prática, o desempenho da empresa, assim como várias outras, está sempre associado ao desempenho do fumo.

Assim, quando a safra é boa para os produtores, a empresa vende mais. Quando a safra é ruim, as vendas despencam. “Ano passado, por exemplo, foi mais apertado, embora o preço tenha aumentado no fim da safra e isso ajudou um pouco. Esse ano a questão do preço ainda está indefinida, e isso se sente no comércio. É por isso que, se exinguissem o fumo, Camaquã acabaria”, observa. De quebra, os fumicultores modernizam suas produções e agregam mais qualidade de vida. “Nas propriedades, não se acha mais trator antigo, nem Fusca nem Brasília. E as casas são melhores que as da cidade”.

De acordo com o gerente da Afubra e membro da Associação Comercial e Industrial de Camaquã, Marcelo Adriano da Silva, ainda que o volume de produção de arroz seja bem superior, é o fumo, com sua renda elevada e vocação exportadora, que protege a economia local. “Por pior que a situação econômica possa ser, é sempre melhor onde tem fumo. Nós notamos, por exemplo, que as inserções de consumidores em cadastros de inadimplência são menores em municípios como o nosso, que têm fumicultura forte”, analisa.

Camaquã é o sexto maior produtor de fumo do Rio Grande do Sul e o oitavo da Região Sul, segundo dados da Afubra referentes ao ciclo 2015/2016. Na atual safra, a área plantada chega a 8 mil hectares.

Acesse o texto original AQUI.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

14 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

14 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

15 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

16 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

16 horas ago

This website uses cookies.