Categories: CidadesGeralSaúde

Porto Alegre cria força-tarefa para enfrentar forte onda de casos de dengue

A Prefeitura de Porto Alegre irá criar uma força-tarefa para enfrentar o aumento abrupto de casos de dengue na Capital. A decisão foi tomada em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 17, no Centro Integrado de Comando (CEIC), com a presença do prefeito Sebastião Melo e representantes do Exército Brasileiro, Brigada Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), e secretarias municipais de Saúde (SMS) e Serviços Urbanos (SMSURB).

– Siga a Acústica no Google notícias tocando aqui

Publicidade

As ações da força-tarefa serão coordenadas pela Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS, com o apoio de vários órgãos. O objetivo é fazer uma varredura nos locais com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Serão vistoriados terrenos públicos e privados, com atenção aos pontos onde há água parada: “A prefeitura vai fazer o seu dever de casa, mas o cidadão também precisa fazer o seu papel”, destaca o prefeito Sebastião Melo.

Entre as ações discutidas, está a criação de um canal específico no 156 para denúncias de locais com proliferação do mosquito. Também está previsto um dia D de combate ao mosquito da dengue, com orientação aos moradores, remoção de criadouros dos mosquitos e busca ativa de casos suspeitos da doença. A população também poderá fazer o descarte de resíduos que não podem ser recolhidos pelas coletas domiciliar e seletiva, contribuindo para eliminar os focos irregulares de lixo na cidade.

– Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Casos de dengue – Porto Alegre já contabiliza 112 casos de dengue em 2022, sendo 109 contraídos na cidade. Em todo o ano passado, foram 83 registros. Os casos são registrados em todas as regiões, com prevalência nos Distritos Sanitários Leste e Centro Sul, com 53 e 27 casos, respectivamente. Os dados podem ser conferidos em tempo real neste link.

Prevenção – A principal forma de evitar a proliferação do mosquito é eliminando os locais com água parada. Por isso, a SMS orienta os moradores a revisarem seus pátios e residências. “Pequenos recipientes deixados ao ar livre acabam se transformando em criadouros: é o potinho de planta, o ralo, a garrafa, entulhos dentro das casas. Para isso, é fundamental o olhar de cada pessoa, de cada família”, alerta o diretor de Vigilância em Saúde, Fernando Ritter.

Texto: Luize Baini/Prefeitura de Porto Alegre

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

9 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

12 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

12 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

14 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

14 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

14 horas ago

This website uses cookies.