Categories: Geral

Portos RS apresenta programa estratégico de recuperação na Assembleia Legislativa do RS

Nesta quarta-feira (04), o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e o diretor de Relações Institucionais, Sandro Oliveira, representaram a empresa pública na sessão da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado estadual Gustavo Victorino. A reunião ordinária aconteceu na sede da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Durante a sessão, Klinger apresentou o Programa Estratégico de Recuperação de Portos e Hidrovias, iniciativa que busca reestruturar as infraestruturas atingidas pelas enchentes ocorridas em maio deste ano. O projeto inclui ações em Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, além de intervenções nos canais de navegação da Lagoa dos Patos e do Lago Guaíba.

“Nosso foco é garantir a recuperação completa das infraestruturas portuárias e de navegação, priorizando a segurança e a retomada plena das operações. As ações emergenciais já realizadas são um passo importante, mas ainda temos desafios significativos pela frente, que demandam investimentos robustos e planejamento estratégico”, afirmou Cristiano Klinger, presidente da Portos RS.

Klinger destacou os esforços da empresa durante e após as enchentes, mencionando as perdas financeiras e estruturais, como os R$900 mil registrados no Porto de Porto Alegre. Ele detalhou as medidas emergenciais realizadas, como dragagens, instalação de equipamentos e reparos, totalizando um investimento superior a R$691 milhões, parte proveniente do Fundo de Reconstrução do Estado.

Portos RS apresenta programa estratégico de recuperação na Assembleia Legislativa do RS. Foto: Divulgação | ALRS

Os deputados Rodrigo Lorenzoni (PL), presidente da Comissão, Aloísio Classmann (União), Capitão Martim (Republicanos), Cláudio Tatsch (PL), Dr. Thiago Duarte (União), Guilherme Pasin (PP), Paparico Bacchi (PL) e Pedro Pereira (PSDB) participaram da reunião. Questionamentos dos parlamentares abordaram as obras em andamento e futuras intervenções necessárias para restaurar a profundidade dos canais e a plena operação dos portos gaúchos.

O diretor de Relações Institucionais, Sandro Oliveira, reforçou a importância do diálogo com o Legislativo e o trabalho contínuo da Portos RS. “Nós queremos que esta casa seja nossa parceira nesta ação. Este espaço é muito importante para que possamos mostrar para a sociedade gaúcha o que a Portos RS vem fazendo. Nós estamos trabalhando para que possamos retomar a normalidade da navegação o mais rápido possível”, declarou Oliveira.

O Programa Estratégico também inclui a dragagem do canal de Itapuã, iniciada em novembro, com previsão de conclusão em 90 dias. Outras obras em canais secundários estão em fase de contratação e contemplarão regiões como Pedras Brancas e São Gonçalo, entre outras.

Por fim, Klinger ressaltou que a empresa busca recursos internacionais para ampliar o alcance das ações previstas, garantindo maior segurança e eficiência às operações portuárias no estado.

Geovana Jacobsen

Recent Posts

Hoje na história – 03 de abril – A primeira ligação de celular

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

5 horas ago

Enchente de 2024 agrava ainda mais condição precária da malha ferroviária no RS, aponta governo

Estudo aponta ainda que a movimentação de cargas nesse modal reduziu 50% nos últimos 18…

8 horas ago

APEC promove 3ª Caminhada de Conscientização ao Autismo em Camaquã

Caminha ocorre neste sábado (05), com início às 09h30 em frente à Praça Donário Lopes

10 horas ago

Amaral Ferrador decreta situação de emergência devido à estiagem prolongada

Falta de chuva afetou o abastecimento de água, comprometendo tanto o consumo animal quanto humano

12 horas ago

Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré convida para reunião de criação do Núcleo de Criadores de Ovinos

A organização solicita a gentileza de confirmar a presença pelo WhatsApp

13 horas ago

Ex-presidente do hospital de Camaquã divulga balanço da gestão

Otávio Morais esteve à frente do Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) por dois anos

13 horas ago

This website uses cookies.