Portos RS investe R$ 730 milhões para revitalizar hidrovias gaúchas. Foto: Acústica FM
O Diretor de meio ambiente da Portos RS, Henrique Horn Ilha, falou em entrevista nesta quarta-feira (13), sobre a importância das hidrovias gaúchas e os novos recursos para a sua melhoria. Ele destacou a necessidade de dragagens anuais para manter a navegabilidade dos rios e lagoas, especialmente no Canal de Rio Grande, que movimenta cerca de 40 milhões de toneladas por ano.
A Portos RS recebeu 730 milhões de reais do Funrigs para recuperar os danos causados pelas enchentes nas hidrovias, incluindo o assoreamento e a perda da geometria dos canais. Esse investimento irá garantir a navegabilidade por um período mais longo, com a recuperação do canal de Rio Grande para 15 metros de calado, e a melhoria da hidrovia em geral.
A empresa está se estruturando financeiramente para um ajuste de tarifa, visando garantir a sustentabilidade das dragagens e a manutenção dos canais. A hidrovia é uma alternativa importante para o transporte de cargas e turismo, oferecendo uma pegada de carbono menor e custos mais baixos em comparação com o transporte rodoviário.
A Portos RS e a Secretaria de Transportes estão trabalhando para a revitalização da Lagoa dos Patos, com foco no turismo náutico e na melhoria dos acessos às áreas de pesca. A empresa trabalha para que as contratações dos serviços de dragagem dos trechos mais atingidos (Itapuã, Pedras Brancas, Feitoria, Leitão e Furadinho) sejam realizadas de forma imediata. Na sequência, os demais canais receberão os serviços de dragagem.
Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente
Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades
Proprietários de veículos no Rio Grande do Sul têm até quarta-feira (30) para quitar o…
Confira as alterações no funcionamento dos serviços
Secretário Clayton Dworzecki destacou as categorias disponíveis para se inscrever
Evento ocorreu no Instituto Caldeira em Porto Alegre
This website uses cookies.