Categories: Economia

Portos RS participa de debates estratégicos no III Fórum de Economia Azul

Com três dias de painéis, palestras e articulações institucionais, o III Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul reuniu especialistas, gestores públicos e representantes do setor marítimo entre os dias 14 e 16 de abril, na cidade de Rio Grande (RS). A cerimônia de abertura contou com a participação do presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, e de representantes do APL Marítimo, CDL de Rio Grande e São José do Norte, SINAVAL, ABEEMAR e Sebrae Nacional.
Durante sua fala, Cristiano Klinger ressaltou o contexto de reconstrução local e a importância da retomada do desenvolvimento regional a partir da economia azul: “Depois de tudo que passamos, é fundamental pensar em reconstrução. A terceira edição do fórum, alinhada ao festival Festimar, mostra que estamos retomando o movimento da cidade com foco no nosso potencial. É o momento de voltar a construir e desenvolver dentro da nossa realidade.”
A programação do primeiro dia teve como destaque a palestra magna do professor português Sérgio Miguel Leandro, que abordou os desafios e oportunidades da bioeconomia azul. Ao longo do dia, painéis discutiram o modelo de cidades azuis como estratégia de desenvolvimento, as inovações bluetech e as perspectivas para o empreendedorismo e geração de empregos no setor. Também foi realizada a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Rio Grande e o Instituto Politécnico de Leiria, Portugal.
Nos dias seguintes, a Portos RS participou ativamente das atividades técnicas do fórum. No segundo dia, o gerente de Planejamento e Desenvolvimento, Fernando Estima, mediou os painéis “Eólica Offshore: Oportunidades e Desafios” e “Bacia Pelotas”, abordando a inserção do estado na cadeia energética e os potenciais da região para exploração sustentável.
No terceiro dia, o presidente Cristiano Klinger conduziu dois momentos centrais: o painel “Projetos de Hidrogênio para o RS”, com foco em novos investimentos energéticos, e o “Painel de Encerramento: Grande Pacto da Inovação e a Economia Azul no Rio Grande (Hub Port e VTS)”, voltado à modernização da infraestrutura e à governança portuária.
A Portos RS também esteve representada pelo diretor Henrique Ilha, que mediou os painéis “Planejamento Espacial Marinho” e “Descarbonização no Contexto da Economia Azul”, reunindo especialistas em meio ambiente, defesa e gestão do espaço marítimo.
“O fórum mostrou que o Rio Grande do Sul tem conhecimento técnico, articulação institucional e capacidade de inovação para liderar o desenvolvimento sustentável da economia azul. A Portos RS cumpre um papel central nesse movimento, conectando os diferentes atores e propondo soluções que integram crescimento econômico e responsabilidade ambiental”, avaliou Fernando Estima.
Consolidado como um espaço de diálogo entre setor público, empresas e academia, o fórum tem contribuído para fortalecer a articulação regional em torno da economia do mar. A participação da Portos RS reforça o compromisso da autoridade portuária com o desenvolvimento de projetos integrados e sustentáveis na costa sul do país.
Geovana Jacobsen

Recent Posts

Entenda as diferenças entre trabalhador informal, MEI, autônomo e CLT

Informalidade expõe trabalhadores a mais riscos

12 minutos ago

Açúcar e pele: como a alimentação afeta sua beleza

Saiba quais os alimentos e Cuidados Essenciais para uma Pele Saudável

13 minutos ago

Criança morre após suspeita de ovo de páscoa envenenado

Uma mulher foi presa suspeita da autoria do crime

24 minutos ago

Excesso de telas: como a tecnologia afeta sua atenção

Uso excessivo pode afetar a memória

40 minutos ago

Meteoros Líridas: abril registra aumento de aparições no Brasil

O pico da atividade está previsto para a noite de 21 para 22 de abril

57 minutos ago

Veado invade comércio e acaba capturado pelo Batalhão Ambiental

Ele foi encaminhado para atendimento veterinário, onde recebeu os cuidados necessários

1 hora ago

This website uses cookies.