Com o anúncio do novo decreto do distanciamento controlado do governo do Estado na noite desta sexta-feira (05), diversas dúvidas surgiram sobre as proibições que estarão vigentes a partir da próxima segunda-feira. Em carta enviada ao governador Eduardo Leite, neste sábado, o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, citou diversas dúvidas que o setor apresentou à entidade referente a proibição das vendas de produtos não essenciais nos estabelecimentos.
-TOQUE AQUI E RECEBA INFORMAÇÕES DIRETAMENTE NO SEU WHATSAPP
Conforme a carta, Longo ressaltou que diversos supermercados não tem um espaço em estoque suficiente para colocar itens como eletrodomésticos, que ocupam um grande espaço nas gôndolas e que não caberiam nos depósitos. A entidade ainda solicitou como solução que as áreas possam ser vedadas com fitas e avisos de proibição, impedindo que clientes entrem no setor.
Outro ponto levantado pela AGAS é sobre a proibição de venda de flores, já que muitos supermercados teriam comprado estoques maiores visando o Dia Internacional da Mulher que é comemorado na próxima segunda-feira (08), a entidade pede a Leite que a proibição na venda desse produto passe a valer na terça-feira (09).
Confira a carta na íntegra:
Prezado Sr Governador, ao reforçar que continuaremos seguindo seu comando para contermos o vírus no RS e reconhecer seu trabalho incansável e a dedicação de sua equipe na busca de alternativas, gostaríamos de propor a seguinte reflexão referente ao Decreto publicado ontem:
– O setor de Bazar representa 2% do faturamento dos supermercados, não há problemas em não vendermos. Entretanto ele ocupa 9% da área de vendas por seu volume, muitos supermercados não têm espaço no estoque para retirar estes itens das gôndolas. Solicitamos autorização para vedarmos o acesso dos clientes com fitas, faixas e avisos.
– Solicitamos imediatamente aos associados a cessão das vendas de eletroeletrônicos, brinquedos e têxteis. Mas tecnicamente não encontramos definição para quais outras categorias são essenciais e não essenciais. Leis federais e o próprio Código de Defesa do Consumidor só nomeiam as atividades.
– Ilustramos nossa dúvida com os seguintes exemplos: uma vela, para quem tem energia em casa, não é essencial. Mas para quem vive no escuro, é fundamental até para manter as pessoas desta família em casa. Um caixa de fósforos é essencial para quem não tem fogão com acendimento automático; baldes, panos e borrifadores plásticos podem ser essenciais para contribuir com a higienização e sanitização dos espaços, tão importantes neste momento; potes plásticos, em um momento em que as pessoas devem evitar a recorrência de visitas aos supermercados, são fundamentais para armazenar e estocar alimentos; e neste sentido poderíamos apresentar outras centenas de exemplos.
– Estamos abastecidos de flores para o Dia da Mulher. Seria importante iniciarmos a proibição da venda deste produto dia 9/3, evitando desperdícios e até possíveis aglomerações de pessoas nas áreas de dejeto dessas flores, caso elas sejam descartadas.
O setor de supermercados é um aliado do Governo do Estado e do povo gaúcho nesta guerra inglória que todos estamos travando. Estamos abertos ao diálogo e a ceder tanto quanto necessário, mas permitimo-nos contribuir com a visão de quem vive o dia a dia das lojas e precisa manter nossa população abastecida, evitando um caos ainda maior. Solicitamos o bom senso nas fiscalizações do cumprimento deste novo Decreto.
As empresas do setor já constituíram hospitais e estão dispostas a contribuir com a aquisição de vacinas, quando for o momento.
Desejamos boa sorte ao governador Eduardo Leite e sua laboriosa equipe, reforçando que somos soldados do seu exército.
Respeitosamente,
Antônio Cesa Longo
Presidente AGAS
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Imagine sair do banho quente e encontrar o espelho do banheiro completamente limpo, sem uma…
A diferença entre um florido tímido e uma explosão de cores pode estar onde você…
Iniciativa busca garantir condições justas e acessíveis para quem trabalha no campo e sustenta a…
Se a sua cozinha ou banheiro parece limpo, mas de repente surge aquele mau cheiro…
Você já reparou como um simples gesto pode transformar o ambiente? Colocar cascas de laranja…
This website uses cookies.