Praça de Porto Alegre é palco de novo teste com drone de pulverização

A prefeitura, em parceria com o Pacto Alegre e uma rede de entidades e empresas unidas pela inovação na Capital, realizou na manhã desta quinta-feira,16, na Praça XV de Novembro, a segunda experiência de teste com drones para a descontaminação de áreas públicas. O voo, com duração de meia hora, contou com o apoio de agentes da Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre (EPTC) e da Guarda Municipal para manter o isolamento do local.

O drone modelo Pelicano 2020, operado pela empresa SkyDrones, subiu carregado de dez litros de produto desinfetante especialmente desenvolvido por equipe do Instituto de Química da UFRGS. O líquido utilizado é similar aos desinfetantes domésticos, como a água sanitária, com específica concentração de alguns agentes químicos, o que garante baixo impacto ambiental.

Publicidade

De acordo com Paulo Ardenghi, diretor de Inovação da Prefeitura de Porto Alegre, o objetivo é preparar a Capital para utilizar essa tecnologia caso a cidade venha a registrar o agravamento do surto epidêmico. “Entre as vantagens de utilização do equipamento, estão o custo e o baixo risco ao operador, que pilota o drone à distância”, diz. Cada voo do drone, com cerca de 15 minutos, cobre uma área estimada em um hectare. O voo piloto foi feito no dia 27 de março, no entorno do Parque Harmonia.

A professora Nadya Pesce da Silveira, coordenadora da pesquisa sobre o produto desinfetante, explica que os estudos para chegar à fórmula utilizada na pulverização foram conduzidos de acordo com a experiência de protocolos chineses. “Precisávamos de um desinfetante de ação rápida e que não emitisse resíduos tóxicos no ar. Então chegamos ao produto que testamos neste voo, com ação estimada de um minuto, alto poder de desinfecção e dispersão segura para o ser humano, animais e meio ambiente”, detalha.

Segundo a secretária municipal de Serviços Urbanos, Luciane Freitas, a prefeitura já realiza diversas ações de zeladoria urbana para combater o novo coronavírus. “Em parceria com a Secretaria da Saúde, seguimos buscando alternativas que ajudem no enfrentamento à Covid-19, tendo o drone como mais um aliado nesta força tarefa”, conclui.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como desencrustar panelas coloridas em 5 passos com bicarbonato

Panelas coloridas trazem vida à cozinha, mas exigem cuidado redobrado na limpeza. Quando queimam ou…

10 horas ago

Casal é preso com mais de 3 kg de drogas em Camaquã

Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar

13 horas ago

INSS garante salário-maternidade em casos de adoção

Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos

13 horas ago

Não caia em golpes! Canal oficial para reembolso de desconto indevido é o Meu INSS

Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)

15 horas ago

Vélez Camaquã disputa rodada dupla no Dia das Mães

Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski

15 horas ago

Veterinária Raça celebra 20 anos de história em Camaquã

Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã

15 horas ago

This website uses cookies.