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Prefeito de Porto Alegre cobra apoio da bancada gaúcha para conclusão da segunda ponte do Guaíba

Uma obra que se arrasta há 11 anos
foi até inaugurada pelo Presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2020, mas jamais concluída. Essa é a situação da segunda ponte
do Guaíba que segue inacabada desde 2011, quando Dilma Rousseff ainda era presidente.

Em uma reunião realizada nesta
segunda feira com deputados da bancada Federal Gaúcha, o prefeito Sebastião Melo
cobrou ajuda dos parlamentares para buscar soluções aos problemas relativos as
obras de conclusão da segunda ponte do Guaíba. Os parlamentares, incluindo
representantes da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, discutiram
sobre a possibilidade de destinar recursos a partir de emendas para o
reassentamento das famílias moram junto às alças de acesso.  Segundo Melo,
o principal problema na região no momento é a questão social

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“Há
dois importantes encaminhamentos a serem feitos. O término da obra civil que,
tudo indica, deverá ocorrer na concessão, e fica nosso apelo para que seja o
primeiro item da concessão. E a obra mais importante, que é a social, com o
reassentamento das famílias”, – Prefeito Sebastião Melo.

 O
deputado federal Giovani Cherini, coordenador da bancada gaúcha, afirmou que
será feito uma mobilização em Brasília para avançar nas negociações com o
governo federal.

“Reafirmamos
o compromisso da bancada com esta solução. Vamos trabalhar para abrir rubrica e
podermos assumir o compromisso com a finalização das intervenções para a ponte
e os moradores”, comentou

 Conforme, o secretário municipal de
Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, a prefeitura solicitou
acesso ao cadastramento dos moradores realizado pelo Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT). Informalmente, o departamento informou
que a ocupação inclui cerca de 600 famílias.

Histórico

 

No dia 13 de
dezembro de 2011, a então presidente Dilma Rousseff (PT)
visitava Porto Alegre para
anunciar a obra. A inauguração oficial foi no dia 10 de
dezembro de 2020, com a presença do presidente Jair Bolsonaro
(atualmente no PL, na época sem partido).

Até
o momento, cerca de R$ 780 milhões foram gastos na nova Ponte do Guaíba. A
estimava é que a remoção das famílias terá um custo de mais R$ 100 milhões –
valor similar ao necessário para a conclusão das alças de acesso da estrutura.
Outro obstáculo é o fato da construtora Queiroz Galvão responsável pelo trecho
principal do empreendimento já não ter mais contrato com o Dnit.

 

Os benefícios são principalmente para
o transporte e logística, mas, até hoje, moradores da região onde foram
realizadas as obras aguardam uma definição sobre o futuro de suas residências (confira
abaixo).

Nova Ponte do Guaíba:

Extensão: 2,9 km

Pista: duas faixas por
sentido, com 3,8 metros de largura cada

Canteiro central: 1,3 metro

Acostamento: 3,9 metros

Altura: 40 metros

Participaram da reunião os
senadores Lasier Martins, Luiz Carlos Heinze e a suplente do senador Paim,
Reginete Bispo, e os deputados federais Alceu Moreira, Bohn Gass, Marcel Van
Hattem, Márcio Biolchi, Onyx Lorenzoni, além de deputados estaduais e
vereadores. Também acompanharam o debate o superintendente do DNIT, Hiratan
Pinheiro da Silva, o presidente da Associação das Empresas do
Humaitá/Navegantes, Alexandre Fortes, e o vice-presidente do Conselho de
Administração do Grêmio, Paulo Luz.

 

 

 

Airton Lemos

Sou repórter. Jornalista há 13 anos, formado pela Ulbra.

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