O Prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, esteve reunido no Gabinete da Prefeitura Municipal com o Engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Adalberto Jurach, e com o Engenheiro da Supervisora InCorp/Ept para acertar os detalhes da duplicação da BR-116 no trecho que abrange Tapes/RS.
O DNIT reafirmou que aceitou o pedido do Prefeito Silvio Rafaeli e elaborou um re-estudo do projeto no qual o posto de abastecimento, restaurante, moradias e demais estabelecimentos comerciais serão mantidos na região de Nova Tapes, mantendo assim a fonte de renda de mais de 60 famílias que trabalham nestes locais. Sendo assim, a projetista Ecoplan, apresentou como solução para interseção entre as rodovias BR-116/RS-717/RS-715, um dispositivo – trevo – com elevado nível de serviço.
Principal via de acesso da região metropolitana ao sul do Estado, por onde transitam 10 mil veículos por dia, a BR116/RS está sendo duplicada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) entre as cidades de Guaíba e Pelotas. Os Municípios contemplados são Guaíba, Barra do Ribeiro, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Tapes, Arambaré, Camaquã, Cristal, São Lourenço, Turuçu e Pelotas.
Orçada em quase R$ 900 milhões, a melhoria na estrada é aguardada por ser o mais importante acesso ao Porto do Rio Grande. Dos 211 quilômetros beneficiados pela obra, dividida em nove lotes, estima-se que 40 quilômetros – já recebem a interferência de serviços como limpeza de terreno, topografia e terraplenagem. Paralelamente, a STE – Serviços Técnicos de Engenharia S.A., responsável pela Gestão Ambiental do empreendimento, atua no desenvolvimento dos programas ambientais, iniciando com as campanhas de monitoramento da fauna, flora e recursos hídricos. Engenheiro do Dnit, Hiratan Pinheiro da Silva adianta que nos próximos dias devem começar os trabalhos nos lotes 2 e 3, que ficam entre os quilômetros 325 e 373.
Autorizadas pela Fundação Nacional do Índio (Funai), as obras já foram também ratificadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O trecho inclui acessos a Barra do Ribeiro, Araçá, Cerro Grande do Sul e Tapes. Nesta última, um viaduto transversal será erguido na altura do quilômetro 363 para entrada e saída do balneário.
Outra intervenção pensada para facilitar o acesso dos moradores pedestres e tráfego interno é a inclusão de ruas laterais em trechos urbanos, a exemplo do que já acontece em outros pontos da BR116 ao longo do Estado.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
Após sequência de dez feminicídios no feriadão, governo do RS antecipa medidas para combate a…
Evento ocorre no Instituto Caldeira em Porto Alegre
Um tapete bonito pode transformar o ambiente, mas manter esse item limpo e cheiroso nem…
Ela trabalha em silêncio, lavando nossos pratos dia após dia, mas raramente recebe os cuidados…
Acidente ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (24)
This website uses cookies.