Foto: reprodução/ Prefeitura de Porto Alegre
O MPRS se manifestou pelo arquivamento das representações protocoladas nesta quarta-feira (28), que questionam o fato de não haver gratuidade no transporte municipal de Porto Alegre no domingo, dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições, alegando que decisão do prefeito teve motivação eleitoral.
De acordo com o Ministério, a decisão da Prefeitura está amparada na Lei Complementar n.º 931, que alterou legislação anterior e estabeleceu apenas 02 passes livres na Capital: um no feriado de Nossa Senhora dos Navegantes (02/02) e outro no dia de vacinação. “A alteração na legislação municipal foi efetivada no início de dezembro de 2021, suscitando publicamente a questão da extinção do passe livre aos domingos e nos dias de eleições”.
Ainda segundo o MPRS, a Lei Federal nº 6.091/1974, que trata deste tema, é clara nas hipóteses a que se aplica e não é o caso de eleição em ambiente urbano. “Também, há que se levar em conta que os eleitores, em geral, votam em seções próximas de seus domicílios. Se o passe livre no dia da eleição era usual, isso se dava por expressa previsão de lei municipal já revogada”.
Como a atribuição do promotor de Justiça Eleitoral plantonista, nas eleições gerais, é limitada aos casos de propaganda eleitoral, excluída a TV, o rádio e a internet, foi determinada remessa de cópia ao procurador Regional Eleitoral para ciência.
A Defensoria Pública Rio Grande do Sul afirmou que vai ingressar ainda nesta quarta-feira (28) com ação civil pública para retomada do passe livre nos dias de eleições em Porto Alegre.
A ação está sendo finalizada pelo Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas do órgão, que questiona a revogação do parágrafo único do artigo 2º da Lei Complementar Municipal nº 362, de 28 de dezembro de 1995, que previa as isenções nos primeiro e segundo turnos.
A Bancada do PC do B na Câmara fez um pedido formal na câmara para a revogação desse dispositivo na lei, e vai entrar com uma ação judicial que pede a volta do passe livre para o dia a da eleição.
Porto Alegre não terá passe livre nos ônibus neste domingo (2), quando ocorre o primeiro turno das eleições 2022. Conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a tabela de horários será incrementada e vai operar com aumentos pontuais na oferta de linhas no dia do pleito.S ancionada em dezembro de 2021, a nova lei do passe livre estabelece apenas duas datas de isenção, como forma de reduzir o impacto dessas gratuidades no preço da passagem.
Sacerdote Antonio Hofmeister atuou na paróquia de Camaquã e reside a cinco anos no Vaticano
Equipes flagraram manobras arriscadas dos motoristas
Quem passa pelo local vinha reclamando sobre deterioração da estrutura
Café de lançamento foi realizado nesta quinta no Sindicato Rural
Crime ocorreu em junho de 2017, após dar luz, a ré asfixiou a criança
Mano Menezes estreia no Grêmio buscando solidez na Sul-Americana
This website uses cookies.