A Prefeitura Municipal de Camaquã enviou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei (PL) nº 74, que pretende regulamentar a atuação de aplicativos de transportes de passageiros no município. Conforme o artigo 4º do projeto, o cadastramento das empresas que prestarão o serviço de transporte por aplicativo só ocorrerá quando o município atingir 100 mil habitantes. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), atualmente o município teria 66.034 habitantes, o que inviabilizaria o serviço no momento.
O texto, assinado pelo prefeito Ivo de Lima Ferreira, é datado de 20 de dezembro de 2018, cinco dias após matéria da emissora informar implantação do serviço do aplicativo “Garupa”, em Camaquã. O Projeto de Lei foi recebido pela Câmara em 26 de dezembro de 2018 e foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justica (CCJ) da Casa Legislativa, para após ser encaminhado à plenário para aprovação ou não dos vereadores.
Considerando o crescimento estimado populacional de Camaquã desde o último Censo do IBGE, em 2010, nos últimos oito anos a população do município cresceu 5,2%. Se o Projeto de Lei nº 74 for aprovado, e o crecimento seguir neste patamar, o município só atingiria a população mínima para implantação do serviço de transporte por aplicativos em 2082.
Se a legislação proposta pela Prefeitura de Camaquã valesse em todo o Rio Grande do Sul, somente 18 municípios, de um total de 497, estariam aptos a receberem o serviço de transporte por aplicativos. Conforme o site do Garupa App, o serviço foi fundado em Santa Maria/RS e está disponível em mais de 40 cidades. O aplicativo é uma startup com foco em mobilidade urbana, concorrente da Uber, que é a maior empresa do segmento no mundo.
Região
Anunciado em 20 de setembro de 2017 como novidade na região, a Uber chegou a cadastrar motoristas em Tapes, mas não está disponível no município. Em São Lourenço do Sul, com 43.625 habitantes, a Uber opera desde o início de novembro de 2018, com cerca de 10 motoristas parceiros. Além de Garupa e Uber, no Rio Grande do Sul atuam também empresas como a Cabify, Safer, 99Pop, entre outras.
Evento climático ocorreu nesta sexta-feira e deixou 40 famílias desalojadas. Conforme a Defesa Civil, os…
Drogas estavam escondidas no painel de um Up em compartimento oculto com acionamento eletrônico
Saiba quais as notas mais cobiçadas pelos colecionadores
Vitória faz brasileiro ganhar cinco posições no ranking da WSL
Trio já estava na BR-116 rumo a Porto Alegre, quando foram presos em flagrante
Benefício é pago por 120 dias, quando o juiz decide em favor, reconhecendo o vínculo…
This website uses cookies.