Categories: Geral

Prefeitura de Camaquã inaugura Barragem Maria Ulguim

A Prefeitura Municipal de Camaquã inaugurou, na tarde desta terça-feira (21), a Barragem Maria Ulguim. A proposta inicial da barragem previa irrigação e contenção das águas, mas sofreu mudanças com o decorrer do tempo devido às novas técnicas de irrigação do Arroio Duro. Desta forma, a Maria Ulguim é destinada apenas para a contenção de cheias.

Em março deste ano, durante uma inundação que atingiu Camaquã, a barragem mostrou que está atendendo plenamente a sua função de contenção de cheias. Na época, o engenheiro agrônomo da AUD – Associação dos Usuários do Perímetro do Arroio Duro, Everton Fonseca, afirmou que a barragem Maria Ulguim evitou problemas mais sérios nos bairros Maria da Graça, Gaúcho e Jardim.

Publicidade

 

História da barragem Maria Ulguim

No final do ano de 1995, a cidade de Camaquã foi assolada por violenta precipitação pluviométrica. Em menos de 6 horas choveu 307,5 mm, causando inundações de grandes proporções.

Em 1997, a AUD contratou uma empresa de consultoria especializada para realizar um estudo hidrológico da bacia vertente e ajustar as regras de operação da Barragem do Arroio Duro. Entre as recomendações que o estudo apontou, está a construção de uma barragem a montante da cidade e a jusante da Barragem do Arroio Duro, com o objetivo de armazenar as águas das chuvas quando o reservatório estiver cheio, para escoar a vazão das bacias hidrográficas.

Por parâmetros técnicos, foi eleita a bacia da Sanga Maria Ulguim, contribuinte da margem esquerda do Arroio Duro para implantação da nova Barragem, denominada Barragem Maria Ulguim.

Em 2006, a obra até então de competência do Governo Federal e AUD, passou a ser atribuição da Prefeitura em parceria com a AUD, quando o Município contratou empresas especializadas para elaboração de projetos e execução da obra.

“O Poder Público Municipal empenhou-se para que a construção dessa importante obra fosse concluída, por ser de grande relevância para a segurança da população”, destaca o prefeito.

Outro ponto relevante é o fato dos prognósticos de fortes precipitações pluviométricas e a confirmação de permanência do evento El Niño para o restante de 2015 até março de 2016, com chuvas que variam de 242mm a 370mm nos municípios de nossa região.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Abertura da Arena ACIC na ExpoCamaquã acontece nesta quinta-feira

Espaço promete ampla programação durante a feira

2 horas ago

ExpoCamaquã 2025: Rádio Acústica transmite ao vivo reunião almoço com representante da CMPC Brasil

Daniel Andreotti e o diretor Otemar dos Santos falam sobre desafios e oportunidades na Costa…

2 horas ago

Guaíba promove lançamento da 4ª Olifeira e recebe Assembleia Geral da GRANPAL

Eventos ocorreram na manhã desta quinta-feira (15), na Fazenda do Bosque

2 horas ago

Camaquã promove audiência pública sobre novo Plano Diretor

Esta será a oportunidade da comunidade discutir as mudanças

3 horas ago

Polícia prende 20 pessoas em operação contra tráfico de drogas na Fronteira Oeste

Foram cumpridas 78 ordens judiciais na manhã desta quinta-feira. Armas, dinheiro, celulares e drogas foram…

3 horas ago

Fábia Richter discursa no Congresso Federal em solenidade pelo Mês da Enfermagem

Enfermeira destacou a necessidade de maior representatividade política e cobrou o cumprimento do piso nacional

4 horas ago

This website uses cookies.