A Prefeitura de Cristal publicou na manhã desta terça-feira (09) o decreto de estado de emergência no município. O documento, assinado pela prefeita Fábia Richter, aponta o baixo volume de chuvas foi apontado como causador de prejuízos, que justificariam a situação.
Em entrevista na Rádio Acústica FM nesta segunda-feira (08), Fábia já havia antecipado que o município decretaria o estado de emergência, já que a situação no interior era crítca. “Já falta água até para beber em algumas localidades do interior”, desta Fábia. As localidades em pontos mais altos do município, a situação é considerada mais complicada.
Conforme o texto, já estão registrados prejuízos no cultivo de hortifrutigranjeiros, feijão, soja, milho, arroz e tabaco, além de afetar a criação de gados de corte e leiteiro. Até o momento o município registrou apenas 9mm de chuva em 2018, o que pode agravar ainda mais a situação.
O decreto afirma que nos meses de novembro e dezembro de 2017, a chuva ficou menos de um terço do que o esperado para o período. “Mesmo que chova agora, o estrago já está feito! Não temos como voltar no tempo”, afirma a prefeita.
O documento não detalha o tamanho do impacto financeiro da estiagem, mas durante a entrevista ontem, a prefeita chegou a estimar que o montante chegue a R$ 13 milhões.
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.