Prefeitura de Porto Alegre decreta situação de emergência

O prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, assinou na manhã desta segunda-feira (1º) decreto de situação de emergência por causa dos danos registrados após o temporal da noite de sexta-feira. Segundo Melo, o objetivo principal do decreto é agilizar a recuperação dos estragos, permitindo a contratação de pessoal e compra de equipamentos sem a necessidade do processo de licitação.

“Eu tenho que contratar urgentemente, sem fazer licitação.Num primeiro momento o decreto serve para isso”, afirmou.

Publicidade

Segundo ele, a situação de emergência, se homologada pelo governo estadual e federal, vai permitir que os moradores que tiveram estragos em suas residências possam sacar o Fundo de Garantia (FGTS) para fazer os reparos.

O prefeito em exercício afirmou ainda que a medida não visa garantir repasses federais para a cidade. “Dinheiro do governo federal não virá”.

 

Prejuízos com o temporal

Segundo o sistema Metroclima, da prefeitura, os ventos atingiram 119,5 km/h em Porto Alegre por volta das 22h de sexta-feira, o que configura um dos piores temporais da história recente da Capital gaúcha. Meteorologistas não chegaram a um consenso sobre o fenômeno que atingiu a cidade, mas afirmam que foi um evento climático de rara violência.

No shopping Praia de Belas, uma parte do telhado caiu e feriu uma pessoal. O estabelecimento permaneceu fechado durante todo o fim de semana e não abre nesta segunda-feira. Bares e comércios nos bairros Menino Deus e Cidade Baixa também tiveram vidros quebrados e destelhamento.

Alguns serviços públicos não funcionam hoje em função dos estragos em prédios públicos, como o Foro Central, Instituto de Previdência e Justiça do Trabalho.

Nos hospitais Mãe de Deus, Clínicas, Instituto de Cardiologia e Ernesto Dornelles, parte dos telhados cedeu. Pacientes tiveram de ser removidos dos quartos. No fim de semana e nesta segunda-feira o atendimento é restrito em unidades de saúde em função da falta de água.

Uma embarcação do Cisne Branco virou devido ao vento e uma balsa é usada para retirar o barco, que ficou parcialmente submerso.

Os prejuízos com o temporal ainda deixam moradores da Capital sem energia elétrica. Também há bloqueios em vias e semáforos fora de operação.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

2 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

9 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

9 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

10 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

11 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

11 horas ago

This website uses cookies.