Categories: GeralPolítica

Prefeitura entrega Legitimação de Posse aos moradores do bairro Getúlio Vargas

Na sexta-feira (23) os moradores do bairro Getúlio Vargas receberam o tão sonhado e aguardado Título de Legitimação de Posse de seus terrenos. A cerimônia de entrega dos mais de 600 títulos foi realizada na quadra poliesportiva da EMEF Marina de Godoy Netto e contou com grande público. 

O processo de Regularização Fundiária do bairro Getúlio Vargas foi um trabalho de 12 anos desenvolvido pela Secretaria Especial de Governo através da Procuradoria Municipal com o apoio das secretarias do Meio Ambiente, Infraestrutura e Trabalho e Desenvolvimento Social. 

Publicidade

Conforme o vereador Fulvio Lessa da Rosa, coordenador e idealizador do projeto, apesar dos entraves técnicos, jurídicos e administrativos, finalmente esse sonho da comunidade foi tornado realidade, demonstrando que nunca foi uma falsa promessa política. A partir de agora deverá ser dada continuidade ao projeto “Camaquã Legal” com a regularização dos demais bairros que aguardam as escrituras. 

A moradora Alma Nilda Neugebauer esperou o Título de Legitimação de Posse por 20 anos e agradeceu a administração municipal pelo esforço e comprometimento com os moradores do bairro: “Estou muito feliz, é a realização de um sonho ter a posse do terreno onde criei meus cinco filhos”. 

Já a moradora Neusa Martins Rodrigues destaca que durante todo o processo os colaboradores envolvidos na coleta de dados sempre foram muito respeitosos e competentes: “Gostei muito do atendimento”. Neusa, que esperou por mais de 20 anos pela Regularização Fundiária do bairro, comemora a valorização que os imóveis terão: “Irá valorizar muito nossos terrenos, isso é maravilhoso”. 

O prefeito João Carlos Machado explanou sobre a história do bairro e a grande enxurrada de 1995, que devido ao grande acúmulo de água e a baixa vazão da Sanga do Passinho, inundou o bairro. Na ocasião, os moradores interromperam o trânsito e abriram a via com pás, enxadas e picões, liberando a passagem da água que cobria as suas residências. “Os moradores da Getúlio Vargas possuem muita coragem e persistência, merecem nosso reconhecimento. Estamos muito felizes por entregar esses importantes documentos”, afirma o chefe do Executivo. 

 

História da Regularização Fundiária do bairro 

No ano de 2004 o Ministério Público Estadual passou a exigir do Município a desocupação das áreas públicas, de risco ou de preservação ambiental. 

Entre essas áreas estava o Bairro Getúlio Vargas com mais de 600 habitações e Assomuca com 100 habitações. Teriam que ser retiradas 30 casas por ano até a extinção dos bairros. 

Sabedores do que as Autoridades estavam impondo, os moradores da Getúlio Vargas passaram a externar que gostariam de permanecer no local. Sensível ao clamor desses moradores, o Prefeito João Carlos orientou o processo de desocupação para o bairro Assomuca, e iniciou estudos para ver da possibilidade de o Bairro Getúlio Vargas continuar onde estava. O Órgão que assumiu esse trabalho foi a Procuradoria do Município. 

Foram feitas perícias, estudos e vistorias. Em 2007 foi aprovado o Plano Diretor que reconheceu o bairro como Zona de Especial Interesse Social. Então, a partir do ano de 2008 foram iniciados os trabalhos para a regularização Fundiária do Bairro utilizando-se as regras do Projeto More Legal da Corregedoria Geral de Justiça do Rio Grande do Sul. Nessa época foi editada a Lei Federal 11.977/2009 que simplificou o processo de regularização fundiária. Logo em seguida, no ano de 2010 a Prefeitura elaborou o seu Plano Local de Habitação de Interesse Social onde foi feito um diagnóstico do Bairro Getúlio Vargas e aprovada a sua regularização como Programa Público Estratégico. Para tanto, através do Decreto nº 14.083 de 12 de setembro de 2011 o Município instituiu o Projeto “Camaquã Legal”, nestes termos: 

Art 1º É instituído o Projeto Camaquã Legal, com objetivo de realizar a promoção da regularização fundiária dos aglomerados subnormais de interesse social e interesse especial no âmbito do município de Camaquã, nos termos da Lei nº 11.977/2009 e mais instrumentos que compreendem o arcabouço jurídico que rege a matéria. 

Art 2º O projeto aplicar-se-á aos Bairros Getúlio Vargas, São Pedro, São Luiz, Bom Sucesso e Dona Tereza. 

Parágrafo Único – a implantação das regularizações fundiárias objeto do Projeto Camaquã Legal tem início no Bairro Getúlio Vargas e passa aos demais segundo as disponibilidades financeiras do município. 

Art 3° Este decreto entra em vigor na data de sua publicação. 

O Projeto Administrativo foi elaborado em 23 de maio de 2011 ficando como proponente o Gabinete do Prefeito sob a Coordenação do Procurador Fulvio Lessa da Rosa. A Execução coube a Procuradoria do Município, Secretaria Municipal da Fazenda, Setor de Cadastro, Secretaria Municipal de Planejamento, Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social e Secretaria Municipal da Infraestrutura. Para o mapeamento do bairro foi contratada a empresa SIG Levantamentos e Cadastramentos. 

Em setembro de 2011 foi protocolado o Auto de Demarcação Urbanística com a previsão de que a total regularização fosse concluída até a metade de 2012. Entretanto, questões de bastante complexidade jurídica e ambiental retardaram o Projeto, especialmente no tocando ao Licenciamento Urbanístico, Licenciamento ambiental e Registro Públicos de Imóveis, posto que o bairro encontrava-se parte em área pública e parte em área privada, em espaço de preservação permanente e junto à Rodovia Federal.

Em 2 de dezembro deste ano o Cartório do Registro de Imóveis de Camaquã abriu as matriculas de todos os terrenos do Bairro Getulio Vargas, permitindo assim que o Município promovesse a entrega dos Títulos de Legitimação de Posse aos moradores. Ao todo foram 12 anos de projeto com oito anos de execução passando por três administrações.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Homem é preso por porte ilegal de arma na BR-290

Ação ocorreu durante ação de rotina da PRF

5 minutos ago

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília

8 minutos ago

Edital do Enem 2025 é publicado; veja datas e regras do exame

Provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro

11 minutos ago

Baile de escolha da nova corte da Festa do Colono acontece neste sábado (24)

Evento acontece na Sociedade Agrícola Feliz e contará com animação de Bruna Borges e Banda

19 minutos ago

Força Tática apreende grande quantidade de drogas em Sentinela do Sul

Apreensão da Brigada Militar visa descapitalizar facção criminosa que atua na região

27 minutos ago

Prefeitura de Camaquã convoca seis professores do processo seletivo da educação

Prazo para exercer o direito de ingresso no processo seletivo simplificado é de dois dias…

38 minutos ago