Categories: CidadesEconomia

Prefeitura realiza primeira licitação no Programa Compra Cidade

A Prefeitura através da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços – Smics em parceria com o Sebrae, realizou nesta terça-feira (10) a primeira licitação no programa Compra Cidade. O certame foi para a aquisição de gêneros alimentícios perecíveis.

O Programa Compra Cidade foi concebido a partir da experiência exitosa com o Programa de Compras Públicas para Micro e Pequenas Empresas, em parceria com o Governo do Estado. Ele visa aproximar os pequenos negócios, do campo e da cidade, das oportunidades de fornecimento de produtos e serviços para a gestão pública municipal, oportunizando o desenvolvimento e fortalecimento da economia local.

Publicidade

O Município de Camaquã aderiu ao programa e está trabalhando sob a orientação do SEBRAE visando à preparação das empresas MPEs locais e a participação destas em licitações cujo valor não ultrapasse a R$ 80 mil. “Comprando de empresas do município, o dinheiro fica ali mesmo, não há fuga de capital”, ressalta o consultor do SEBRAE Fabrício Burkert. Fabrício destaca ainda que muitas empresas possuem receio de vender para a Prefeitura, com medo de entraves burocráticos: “Vamos quebrar esse paradigma”.

Uma consultora do SEBRAE realizou visitas nas empresas apresentando o programa e instruindo para a participação destas nas próximas licitações, bem como esclarecendo sobre a documentação necessária. “Estamos criando um ambiente favorável para as pequenas e médias empresas”, ressalta o prefeito João Carlos Machado.

“É importante destacar que o município de Camaquã é um comprador em potencial e vem cumprindo com seus compromissos, honrando seus pagamentos em dia”, lembra a secretária da SMICS Maristela Monteiro.

 

Base Legal

Lei Complementar 123/2006, alterada pela Lei Complementar 147/2014, conhecida como a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que dispõe sobre a concessão de um tratamento diferenciado, simplificado e favorecido aos pequenos negócios nas licitações públicas. O texto da Lei, que também inspirou a criação do Programa, prevê a realização de processos licitatórios exclusivos para a participação de micro e pequenas empresas nas contratações cujo valor não ultrapasse R$ 80 mil.

Maiores informações na SMICS – Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, na Sala do Empreendedor, ou pelo telefone 3671-3967.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

6 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

13 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

14 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

14 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

16 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

16 horas ago

This website uses cookies.