A escassez de chuva desde novembro já trouxe mais de R$ 147 milhões de prejuízo ao município de Encruzilhada do Sul. O prefeito Artigas Teixeira da Silveira assinou na quarta-feira o decreto de situação de emergência por estiagem e exaurimento de recursos hídricos após receber o levantamento da Emater/RS-Ascar, Secretaria de Agropecuária, Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Os maiores problemas atingem a produção agrícola e pecuária, mas também poderá ser necessário adotar racionamento de água.
No período de Carnaval, a Corsan informou que havia risco de a área urbana ficar sem abastecimento devido à queda no nível da barragem da Rondinha. A prefeitura conseguiu amenizar a situação com a transposição da água do açude do Alto do Renner para o sistema. Mas a situação ainda é preocupante, pois a última medição da barragem apontou 1,5 metro de nível, bem abaixo dos 2,38 m que determinam o estado de alerta.
A maior parte dos dados já foi cadastrada no sistema da Defesa Civil do Estado visando à homologação do decreto. A Coordenação Municipal da Defesa Civil instaurou gabinete de emergência juntamente com a Secretaria de Transportes, Emater, Secretaria de Agropecuária, Corsan e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Segundo o secretário de Obras, Jorge André Barra Cardoso, nesta semana aumentou a procura por ajuda com máquinas da prefeitura para busca por fontes de água e abertura de cacimbas no interior. Nos campos, o capim está secando.
Cardoso afirma que a chuva de terça-feira e ontem não foi suficiente para o acúmulo de água. Ressalta que o município vai tentar ajuda do Estado para fornecimento de caixas d’água e um caminhão-pipa. Também vai buscar o apoio do Ministério da Integração Nacional para a cedência de máquinas ou óleo diesel.
Mais decretos homologados pelo Estado
Na quarta-feira, mais quatro decretos de situação de emergência em razão da estiagem foram homologados pelo Estado. Os documentos são de Canguçu, Cerro Grande do Sul, Arroio do Padre e São Jerônimo, que registram problemas nas áreas urbana e rural. As prefeituras de Cristal, Amaral Ferrador, Hulha Negra e Morro Redondo já tiveram os decretos homologados pelo Estado e reconhecidos pela União. Houve ainda a homologação da situação em Pedras Altas.
Os municípios de São Lourenço do Sul, Pinheiro Machado, Piratini, Jaguarão Turuçu, Cerrito, Camaquã, Herval e Chuvisca também registram prejuízos e transtornos devido à falta de chuvas. Em Bagé, com situação de emergência decretada, prossegue o racionamento. Das 3h às 15h a metade Oeste da cidade recebe água e, das 15h às 3h, é a vez da zona Leste. Na quarta, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé reativou mais um poço artesiano no bairro Malafaia. Os níveis dos reservatórios do município seguem baixando. Nesta quinta-feira, em São Lourenço do Sul, secretarias e órgãos do Estado reúnem-se com prefeitos e coordenadores da Defesa Civil dos municípios mais atingidos pela estiagem. O encontro será às 14h, no Sindicato Rural.
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Ele também teria gravado vídeos de conteúdo sexual com as menores
Sistema de alta pressão atmosférica reformula o cenário na região
Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho
A residência do idoso era uma casa de madeira sem piso ou instalações sanitárias
This website uses cookies.