Política

Presidente da Frente Parlamentar de Infraestrutura alerta para falsa informação de que o leilão da Corsan foi anulado

A Frente Parlamentar de Infraestrutura, presidida pelo deputado Marcus Vinícius (PP), tem monitorado os projetos e investimentos executados pela Aegea, nova controladora da Corsan. O objetivo dos parlamentares é priorizar a pauta do saneamento, diante dos benefícios sociais, econômicos e ambientais que o fornecimento de água e a ampliação do esgoto tratado proporcionam aos gaúchos.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

“O Rio Grande do Sul precisa avançar, e muito, na universalização do saneamento. Já se sabe que o Estado não tem condições de fazer esse aporte. Escolheu-se, portanto, o caminho da privatização, que teve o aval deste Parlamento e da sociedade, cumprindo todos os trâmites legais necessários. Agora, o que vemos é um cronograma robusto de investimentos sendo colocado em prática, com ampla transparência e fiscalização”, salienta o parlamentar.

A Aegea vai investir R$ 15 bilhões em obras de saneamento no Rio Grande do Sul até 2033. Marcus Vinícius reforça que recebeu informações do Consórcio Aegea, sobre a operação nos primeiros 100 dias à frente da Corsan. Neste período, segundo a Companhia, foram realizadas 32 grandes obras, que contemplam 4,7 Km de novas tubulações e melhorias em adutoras, poços artesianos, reservatórios e estruturas de água e esgoto.

Desinformação não pode travar a pauta do saneamento no Rio Grande do Sul

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) do governo federal, apenas 34% da população gaúcha tem acesso à coleta de esgoto (média Brasil: 55,8%), enquanto na área Corsan, esse índice é ainda menor, 20%. Além disso, somente 25,3% do esgoto gerado é tratado no Estado (média Brasil: 51,2%).

“Essa é uma pauta urgente. Vemos com preocupação uma série de informações falsas e patrocinadas na internet, dizendo que o leilão da Corsan foi anulado. Quem é contra esse processo é contra a saúde, o desenvolvimento e a competitividade do Rio Grande do Sul. Nossa Frente Parlamentar, até o momento, avalia se tratar de uma empresa séria e acessível fazendo um trabalho sólido ao lado dos prefeitos e dos municípios — que são os maiores interessados em que a desestatização dê certo. Essa é a avaliação do grupo de trabalho”, classifica Marcus Vinícius.

Daniel Nunes

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

4 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

10 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

11 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

13 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

13 horas ago

This website uses cookies.