Categories: GeralSaúde

Presidente do Simers esclarece paralisação realizada pelos médicos conveniados aos Ipe Saúde

Uma crise no Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do RS (IPE-Saúde) promove um movimento de paralisação de médicos credenciados em busca de valorização. Na manhã desta terça-feira (11), o presidente do Simers, Marcos Rovinski, detalhou sobre a adesão de médicos na paralisação, em entrevista na Acústica FM. 

Conforme Rovinski, a paralisação começou nesta segunda (10) com objetivo de cobrar a qualificação salarial mediante o serviço dos profissionais ao IPE Saúde: “cada profissional é autônomo, mas a adesão foi importante principalmente no interior do Estado”, explica. O presidente destaca que os casos de urgência e emergência seguem com atendimento, no entanto casos que podem ser remanejados foram transferidos. 

Publicidade


O Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) destaca a importância do movimento histórico pela valorização dos mais de 6,5 mil médicos credenciados e pela qualidade na assistência aos cerca de um milhão de usuários: “não podemos mais manter o trabalho do profissional com as condições atuais”, lamenta. 


A categoria espera por uma reunião que deverá ocorrer nesta quarta-feira (12) na Assembleia Legislativa, sob coordenação do deputado Tiago Duarte e chefe da Casa Civil, quando o governo deve apresentar uma proposta para a reestruturação da autarquia e que contemple a defasagem de 12 anos nos honorários dos profissionais. “Estamos esperançosos de que haja uma reformulação do IPE, incluindo a reforma no pagamento dos honorários médicos e hospitalares. Esperamos isso há algum tempo, no sentido de valorizar e remunerar a altura da responsabilidade do médico, para que se mantenha um IPE forte e que atenda de forma adequada os usuários”, destacou o presidente do Sindicato.


Rovinski explica que o resultado da agenda será apreciado na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), também nesta quarta-feira, às 19h, reunindo os médicos credenciados de forma presencial no auditório da entidade ou on-line. “A partir disso, vamos avaliar os próximos passos do nosso movimento, se seguimos dessa forma, se vai haver descredenciamento ou licenciamento temporário. Ambas as decisões, infelizmente, precarizam o atendimento pelo IPE”, lamentou Rovinski.

Paralisação

Na última AGE realizada pelo Simers para tratar sobre a Crise no IPE-Saúde, os mais de 200 médicos participantes deliberaram por uma paralisação das atividades, nos dias 10, 11 e 12 de abril. A decisão afetou a realização de consultas e procedimentos hospitalares eletivos pelo convênio, mantendo, apenas, o atendimento das urgências e emergências.


Para se ter uma ideia do tamanho do movimento, os profissionais que atuam no Hospital Ernesto Dornelles (HED) — referência no atendimento aos usuários do plano — cancelaram consultas e cirurgias eletivas. Mais de 200 consultas foram remarcadas na instituição em apenas dois dias de paralisação e metade das cirurgias eletivas não puderam ser realizadas. Sem falar na adesão de profissionais de todo o Estado, com uma estimativa de mais de 60% dos médicos que atuam em consultórios na Capital e interior.


Confira a entrevista na íntegra:
<a href="http://

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

4 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

11 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

12 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

12 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

14 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

14 horas ago

This website uses cookies.