Categories: Previsão do Tempo

Previsão do tempo: temperaturas extremas voltam ao RS

Uma terceira onda de calor deve afetar a região de Camaquã nos próximos dias, conforme dados divulgados através da previsão do tempo, pelos principais centros de meteorologia do país. O Rio Grande do Sul enfrentará, mais uma vez, temperaturas extremamente quentes, especialmente entre sábado (22) e quinta-feira (27).

Receba todas as notícias da Acústica e interaja com a nossa equipe, através do seu WhatsApp, tocando aqui!

Publicidade

Segundo a climatempo meteorologia, a intensificação das temperaturas é impulsionada por um sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera. Esse fenômeno meteorológico favorece a subsidência do ar, um movimento de descida que resulta no aquecimento da atmosfera e na redução da umidade, inibindo a formação de chuvas. Tal contexto favorece o aumento da sensação térmica e a permanência do calor na região.

Confira a previsão do tempo para a região de Camaquã:

O início do ano já foi marcado por calor extremo, com uma onda de calor que ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro. Em fevereiro, outro episódio quente se estendeu de 2 a 12 de fevereiro nos estados do Sul, seguido de mais um evento que ainda continua afetando as regiões do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com expectativa de término na próxima segunda-feira, 24 de fevereiro.

A previsão do tempo nos revela que diferente da onda de calor anterior, que começou no dia 12 de fevereiro e teve previsão de encerramento em 24 de fevereiro, a nova onda afetará predominantemente o Rio Grande do Sul, além do oeste e sul de Santa Catarina. Regiões do Paraná, oeste e sul de São Paulo, e sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul também devem experienciar dias de calor intenso.

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) define que uma onda de calor deve registrar temperaturas pelo menos 5°C acima da média climatológica durante um mínimo de cinco dias consecutivos. Para a nova onda de calor que se aproxima, grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina se enquadra nesse critério, apresentando temperaturas elevadas.

As áreas que estão marcadas em laranja nos mapas meteorológicos indicam que, embora o calor seja intenso, não atinja os critérios para a classificação de uma onda de calor. Isso significa que a população deve estar atenta, pois, mesmo sem atingir o limiar formal, os efeitos do calor excessivo poderão ser sentidos no dia a dia.

Conforme a previsão do tempo, os moradores da região precisam se preparar para os dias de calor próximo, adotando medidas de proteção, como o uso de roupas leves, hidratação constante e evitando a exposição direta ao sol durante as horas mais quentes do dia. Medidas de precaução são essenciais para garantir o bem-estar durante esses períodos críticos de altas temperaturas.

Confira a previsão do tempo para todo o estado do RS:

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

12 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

13 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

15 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

16 horas ago

This website uses cookies.