Há quatro safras de grãos que o Rio Grande do Sul não sabe o que é estiagem. As primeiras previsões sobre o clima na primavera deste ano apontam para menos chuvas que a média dos anos recentes justamente nos meses de formação das lavouras de verão. O que pode ser um sinal de alerta, após recordes sucessivos nas safras agrícolas.
A nova estação estreia nesta quinta-feira (22), às 11h21min, e será de seca e frio no Rio Grande do Sul, projeta o Centro Estadual de Meteorologia (Cemet-RS) da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).
“Em setembro ainda teremos poucas precipitações. Em outubro e novembro, ocorre um declínio, com chuvas abaixo da média. O que significa que teremos uma primavera relativamente mais seca”, explica o meteorologista do Cemet-RS, Flavio Varone. As temperaturas mínimas serão mais baixas do que o normal. “Até meados de outubro, as noites serão mais secas, e há a possibilidade de ocorrerem geadas tardias”, completa.
Este diagnóstico climático está relacionado com a tendência de ocorrer uma neutralidade até novembro pela ausência dos fenômenos El Niño e La Niña, quando a superfície das águas do Oceano Pacífico Equatorial fica com a temperatura mais próxima da normal.
Por outro lado, a condição favorece o trigo, que está ainda em cultivo e com colheita até novembro explica a agrometeorologista da Fepagro, Bernadete Radin. “Há um menor risco de ocorrerem doenças fúngicas, aumentando a produtividade e uma maior qualidade do grão”, esclarece Bernadete, que se preocupa com as geadas tardias, prejudiciais à lavoura.
Produtores devem se precaver
Se houver menos chuvas, a Fepagro recomenda que os agricultores adotem medidas para as culturas de primavera/verão, como soja, feijão e milho. Entre as sugestões estão escalonar a época de semeadura, utilizar cultivares de diferentes ciclos e instalar a lavoura na época recomendada pelo zoneamento agrícola, que indica as áreas de menor risco climático e que estão cobertas por seguro.
Varone lembra que os agricultores devem melhorar a estrutura do solo por meio de práticas conservacionistas, como rotação de culturas, boa palhada sobre o solo e plantio em nível. “O solo vai reter mais água e poderá liberá-la para as plantas no período de estiagem”, justifica o meteorologista.
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.