Categories: Geral

Professores participam de oficina sobre resíduos sólidos

A parceria entre a Unidade Local de Pelotas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT/RS) e a Prefeitura de Turuçu resultou em uma oficina sobre resíduos sólidos para 38 professores e monitores das escolas municipais de Ensino Fundamental Doutor Urbano Garcia e Caldas Júnior. Realizada pela Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR-116/RS (STE S.A.), a atividade composta por palestra, dinâmica de grupo e visita técnica a um galpão de triagem integrou as ações do primeiro passo para a implantação da coletiva seletiva no município.

A abertura da ação, que aconteceu no dia 31 de julho no auditório da escola Doutor Urbano Garcia, contou com a presença do secretário Municipal de Educação, Cultura e Turismo, José Francisco Madruga da Conceição, que agradeceu a parceria do DNIT/RS. Em seguida, a coordenadora de Meio Ambiente do município, Carina Costa Estrela, destacou que o objetivo da oficina foi o de dar a largada na implantação da coleta seletiva em Turuçu, tendo as escolas como aliadas. Ela lembrou que investir na sensibilização da comunidade é o melhor caminho para o meio ambiente e para a redução de custos com a coleta. “Quanto melhor for feito o gerenciamento dos resíduos na cidade menor será o custo para enviar para o aterro sanitário e menor será a taxa cobrada para a coleta”, frisou.

Publicidade

Durante a apresentação da palestra do DNIT/RS, ministrada pela equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA) da Gestão Ambiental, os educadores tiveram acesso a informações importantes sobre os riscos de descarte irregular de resíduos, consumo em excesso, o tempo que alguns materiais levam para se decompor no ambiente e a proliferação de doenças.

Os presentes participaram de uma dinâmica em que tinham que separar os materiais levados pela equipe do PEA em orgânico, plástico, metal, papel e vidro. O grupo apontou dúvidas como o descarte de esponjas de lavar louça. Neste caso, devido à falta de quem as compre para reciclar, precisam ser descartadas na lixeira do orgânico sem aproveitamento para compostagem.

Por fim, a visita técnica orientada ao Galpão de Triagem da cooperativa Coopetri oportunizou aos participantes conhecerem como as seis famílias cooperativadas trabalham na estação de transbordo (espaço em que se faz a separação do material reciclado do que não pode ser aproveitado). A presidente da Coopetri, Rosemary Santos Pereira, falou dos benefícios da reciclagem, os materiais que têm empresas interessadas e ainda deu dicas de consumo de produtos que possuam embalagens passíveis de reciclagem. “Esse resíduo é uma fortuna, pois não tem fim, mas precisamos saber administrar”, salientou Rosemary.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

4 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

11 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

12 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

12 horas ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

13 horas ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

14 horas ago

This website uses cookies.