Programação do 43º Congresso de Municípios do RS tem foco na reconstrução e desenvolvimento regional. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Municípios fortes se constroem com união, força e ação. Com esta premissa, a Famurs vai promover esta semana o 43º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Com o tema “De mãos dadas reconstruímos o amanhã”, o maior evento municipalista do estado será realizado de 5 a 7 de maio, na Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE).
Nesta edição, o foco da programação está voltando para a resiliência do povo gaúcho e na reconstrução do RS, explica o presidente da Famurs, Marcelo Arruda.
“Buscamos montar uma programação que visa impulsionar o desenvolvimento dos municípios, especialmente neste momento que vivemos um ano da maior tragédia climática no nosso estado. Reforçamos a importância de todos os gestores públicos participarem deste grande evento e trabalharem conosco estratégias para seguir no processo de reconstrução que o Rio Grande do Sul está enfrentando”, enfatizou.
Programação do 43º Congresso de Municípios do RS
Para melhor receber os gestores e participantes do evento, o credenciamento terá início nesta segunda-feira (5/05), das 18h às 20h. Simultaneamente, a Planalto Transportes, parceira da Famurs e dos municípios gaúchos, irá oferecer um happy hour, no mesmo local.
Na quarta-feira (6/05), a partir das 8h, acontece a abertura da Feira dos Expositores, espaço que contará com a presença de mais de 20 empresas, atuando nas mais diversas áreas e serviços disponíveis às administrações públicas. Às 9h, a programação oficial inicia com o painel “Reforme Tributária”, com apresentação do gerente técnico de Finanças e Tributação da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Alexa Carneiro.
Na sequência, o painel “Irrigação Sustentável: financiamento, licenciamento e incentivos” contará com a participação do superintendente executivo da Unidade de Agronegócios do Banrisul, Robson Santos; do secretário-adjunto do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS (Sema), Marcelo Camardelli Rosa; e do subsecretário de Irrigação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do RS (Seapi), Paulinho Salerno. O tema será discutido a partir das 10h30 até o intervalo para almoço.
A programação retoma às 13h30, com o painel apresentado pelo superintendente executivo da Caixa, Lucio Roberto Hackenhaar, que irá falar sobre linhas habitacionais. Às 14h15, o secretário de Desenvolvimento Rural do RS (SDR), Vilson Covatti, e o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, irão apresentar detalhes e possibilidades do “Programa Estadual de Fortalecimento da Agricultura Familiar.
Ainda pela tarde, o painel “Os limites da publicidade institucional” será apresentado pelo advogado e professor de Direito Eleitoral, Antonio Augusto Mayer, às 15h30; e as 16h30 o publicitário e analista sênior de Big e Small Data, Rafa Bandeira ministrará o painel “Comunicação na gestão pública – redes sociais”.
À noite, prefeitos e autoridades serão recepcionados no tradicional Jantar dos Prefeitos, que acontecerá no CTG Sentinela da Querência, nas dependências da ACCIE.
Já na quinta-feira (7/05), a programação do evento contará com a Cerimônia de Posse do Conselho de Administração da Famurs – Gestão 2025/2026, oportunidade em que a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, receberá o cargo de presidente da entidade. Também serão empossados os prefeitos eleitos para o Conselho Fiscal – Gestão 2025/2027.
Paralelo ao 43º Congresso de Municípios do RS, a Famurs ainda promove no dia 6 de maio, o Encontro das Primeiras-damas e Primeiros-cavalheiros. Das 9h às 17h, uma programação especial espera os participantes no Polo de Cultura, também na ACCIE.
Iniciativa busca auxiliar na retomada econômica de microempreendedores individuais atingidos pelos eventos meteorológicos de 2024
Vítima, de 16 anos, foi atingida por pelo menos oito golpes de faca, que acertaram…
Associação orienta consumidores a ativarem mecanismos de segurança
Depois de um bom churrasco, o que sobra além da lembrança saborosa são as grelhas…
O celular está sempre com você: na mão, no bolso, no sofá, no banheiro, na…
Levantamento da Fiocruz revela que 18 capitais registraram incidência de síndrome respiratória aguda grave em…
This website uses cookies.