Projeto Carretas do Saber: qualificação profissional itinerante no RS

Em uma iniciativa inovadora que visa promover a qualificação profissional, o Projeto Carretas do Saber tem se destacado como uma solução eficaz para atender às demandas educacionais de diversas comunidades no Estado do Rio Grande do Sul. Utilizando veículos adaptados e equipados com salas de aula, laboratórios, recursos audiovisuais e conexão à internet, o projeto leva educação e capacitação a regiões que carecem muitas vezes de acesso a cursos de formação.

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O projeto, que se desloca por diferentes localidades do Estado, oferece uma variedade de cursos voltados para o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas, abrangendo áreas como tecnologia, administração, saúde e artesanato. A proposta é não apenas levar conhecimento, mas também possibilitar que os moradores dessas regiões possam se qualificar para o mercado de trabalho, aumentando suas chances de empregabilidade e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

A Carreta do Saber é mais do que um simples veículo; é uma verdadeira sala de aula sobre rodas. Cada unidade é equipada com tudo o que é necessário para proporcionar uma experiência educacional de qualidade. Os alunos têm acesso a professores qualificados, materiais didáticos e tecnologia de ponta, tudo isso em um ambiente que se adapta às necessidades de cada turma.

Entrevista com o assessor especial da Secretaria do Trabalho do RS sobre o projeto Carretas do Saber

Em entrevista ao programa Esquina Democrática deste sábado (11), o assessor especial da Secretaria do Trabalho do Rio Grande do Sul, Fábio Fuhr, ressaltou que a iniciativa busca levar educação profissional itinerante para regiões que carecem muitas vezes de acesso a cursos de formação, visando sempre a necessidade de cada município.

Além de promover a qualificação, o projeto também busca entender as necessidades específicas de cada região, adaptando os cursos oferecidos conforme as demandas locais. Isso garante que a formação seja relevante e aplicável no contexto em que os alunos vivem, explicou Fuhr.

 

Geovana Jacobsen

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