A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, enviada nesta terça-feira (5) pelo Governo Federal ao Senado, está causando uma grande polêmica na região, devido ao risco de extinção dos municípios de Chuvisca e Marina Pimentel. Isso ocorre porque um ponto do projeto prevê que os municípios com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria inferior a 10% da receita total sejam incorporados pelo município vizinho.
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualizados pela última vez em 2010, Chuvisca tem 4.944 habitantes. Quanto à arrecadação, o município tem 91,7 % de suas receitas oriundas de fontes externas. Chuvisca foi criado em 28 de dezembro de 1995, através da Lei Estadual nº 10.637 e instalado no dia 1º de janeiro de 1997, tendo o município de origem Camaquã.
Outro município da região que pode ser atingido caso a PEC seja aprovada é Mariana Pimentel. A cidade conta com 3.768 habitantes e não há dados relacionados quanto à arrecadação no IBGE. Municípios como Arambaré têm população inferior a 5 mil habitantes, no entanto a arrecadação própria supera os 10%.
De acordo com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), dos 231 municípios gaúchos que têm menos de 5 mil habitantes, 226 têm receita própria menor do que 10% do total da receita municipal, considerando apenas o ITBI, IPTU, ISSQN, taxas e contribuições de melhoria. A média de arrecadação própria desses municípios é de 4.8%.
Segundo os dados levantados pela federação, ficariam fora desta regra os seguintes municípios com menos de 5 mil habitantes: Capivari do Sul, Monte Belo do Sul, Coxilha, São João Polêsini e Arambaré. A média de arrecadação desses municípios é de 11,7% do total.
A Famurs ainda tenta entender quais aspectos o Governo Federal entende como receita própria: “Outras receitas decorrentes de prestação de serviços de máquinas rodoviárias, iluminação pública, tarifas de fornecimento de água entre outros, caso forem consideradas, poderão modificar esse cenário”, diz a nota.
Para o presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, a proposta não representa um pacto federativo justo, que valorize os municípios: “O projeto foi construído de cima para baixo, sem ouvir as entidades representativas”, lamentou o gestor.
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.