Categories: BrasilEconomiaGeral

Projeto quer reciclar 25 milhões de litros de óleo de cozinha até a Copa

Até a Copa do Mundo de 2014, 25 milhões de litros de óleo de cozinha usados devem ser reciclados e transformados em biodiesel por meio do Bioplanet. Lançado hoje (26) no Rio de Janeiro, o Bioplanet é um dos 96 projetos de promoção do Brasil na Copa apoiados pelo governo federal.

Como cada litro do óleo de cozinha gera um litro de biodiesel, a intenção é produzir, nos 15 meses que faltam para o início do Mundial, 25 milhões de litros de biodiesel. Para chegar ao combustível usado pelos veículos, o biodiesel é adicionado ao óleo diesel derivado do petróleo. Com isso, é possível produzir 125 milhões de litros de combustível B20 (diesel que tem 20% de biodiesel em sua composição).

Publicidade

Segundo o coordenador do Bioplanet, Vinícius Puhl, o combustível que será produzido em 40 cidades, sendo 12 cidades-sede da Copa, já começará a ser comercializado. Mas há a intenção também de usar o combustível produzido pelo projeto nos ônibus que transportarão as delegações das 32 seleções nacionais.

“Um litro de óleo usado contamina 25 mil litros de água. Hoje, dados da Casa Civil da Presidência da República informam que há um descarte inadequado, por 50 milhões de residências e pequenos estabelecimentos, de um volume de 1,5 bilhão de litros de óleo de cozinha. É um volume jogado no ralo da pia que vai parar nos nossos mananciais de água e no oceano”, disse Puhl.

O projeto espera coletar o óleo com a ajuda de 3 milhões de estudantes de todo o Brasil, que ganharão brindes de suas escolas, de acordo com o volume de óleo arrecadado, e de catadores de material reciclável. A ideia é envolver 10 mil catadores, que poderão ganhar até R$ 1 por litro de óleo de cozinha entregue ao Bioplanet.

“Existe a perspectiva de se ter um mercado, uma cadeia produtiva envolvendo a reciclagem do óleo de fritura. Mas além da questão financeira e econômica, há a questão da educação ambiental. A dona de casa que descarta o óleo na pia da cozinha não sabe o prejuízo que está causando ao meio ambiente. Além disso, o biodiesel polui menos também”, afirma o diretor de Diálogos Sociais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Fernando Matos.

O Plano de Promoção do Brasil para Copa, do governo federal, pretende usar o Mundial como vitrine para mostrar uma imagem positiva do país. Além da estratégia de comunicação feita pelo próprio governo, o plano apoia 96 iniciativas não governamentais.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Grêmio enfrenta Godoy Cruz em jogo decisivo pela Sul-Americana

Tricolor precisa vencer para garantir a classificação direta

1 minuto ago

Horóscopo desta terça-feira, dia 13 de maio de 2025

Tire o dia para fazer uma ação voluntária e ajudar alguém que precise

12 minutos ago

Arambaré: passagem molhada Maria Gomes é reaberta ao trânsito

Local havia sido interditado após arroio ter atingido nível elevado

23 minutos ago

CPI das Bets: Mendes autoriza silêncio de influenciadora Virgínia

Ela não precisa responder perguntas que possam incriminá-la

32 minutos ago

Receita Federal reforça segurança no RS com doação de pneus à Brigada Militar

Iniciativa visa garantir a manutenção de viaturas no estado

46 minutos ago

Nota de falecimento: Dorval Martins de Ávila morre aos 76 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Jardim

46 minutos ago

This website uses cookies.