Em reunião no Palácio Piratini, na manhã desta quinta-feira (7/11), o governador Eduardo Leite recebeu da Frente Parlamentar do Proetanol da Assembleia Legislativa a minuta de um projeto de lei para instituir a política pública de fomento à cadeia produtiva de etanol no Rio Grande do Sul. O prefeito municipal de Camaquã, Ivo de Lima Ferreira, juntamente com o Secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Sidnei Soares, participaram do ato.
“Reconhecemos a importância dessa política para o Estado e, por isso, recebemos com muita alegria essa minuta. Nos comprometemos a fazer uma análise célere e adequada, para podermos, o mais breve possível, encaminhar o projeto. Acreditamos que uma maior produção de etanol pode gerar riqueza, empregos e desenvolvimento para o RS, além de arrecadar os impostos que hoje estamos exportando”, afirmou Leite.
De acordo com o deputado Elton Weber, presidente da frente parlamentar, a produção gaúcha de etanol limita-se a 0,1% do consumo estadual de 1,5 bilhão de litros ao ano. Com isso, cerca de R$ 1 bilhão em impostos vão para outros Estados. Além disso, a produção está baseada na cana-de-açúcar, mas poderia vir de grãos e tubérculos.
Este projeto sendo aprovado, poderá beneficiar a região de Camaquã, com a possível implantação de usina de etanol, sendo que o Executivo Municipal vem se empenhando para que este projeto venha a se concretizar. Segundo o Governador Eduardo Leite, o Estado necessita de uma política pró-etanol, comprometendo-se para analisar e realizar as adequações necessárias para o mais breve possível encaminhar para que seja apreciada pelos deputados gaúchos.
Um grupo de trabalho formado pelas secretarias da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), da Fazenda (Sefaz) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) já está estudando o cenário gaúcho para avaliar de que forma o Estado pode estimular a cadeia produtiva.
Sidinei Bender, de 40 anos, teve traumatismo craniano e segue em estado gravíssimo. Ele passou…
Manifestação reivindica a securitização, o que facilitaria o acesso ao crédito e alívio financeiro aos…
Campanha conjunta do projeto Libertar e da Secretaria Especial da Mulher, Trabalho e Ação Social,…
Medida deve elevar custos para consumidores, enquanto fundos de investimento ficam de fora do reajuste
Ministro também anunciou que exame dará certificação do ensino médio
This website uses cookies.