Cerca de 500 pessoas, entre gestores municipais da região Centro-sul do estado, moradores, ativistas ambientais, representantes de sindicatos rurais, além de técnicos e servidores das Universidade de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG) participaram nesta sexta-feira (7) do ato denominado Jornada em defesa do Rio Camaquã, que se opõe ao projeto de instalação de uma mineradora às margens do rio e que, se concretizado, irá causar danos ambientais graves, com repercussões à saúde humana e à atividade econômica tradicional da região, a pecuária. A atividade aconteceu na Costa do Camaquã, cujo acesso se dá no km 579 da BR-153, próximo a Bagé, no local conhecido como Corredor da Lixiguana.
Convidado a participar da manifestação, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto (PT), foi recebido por uma tropa de cavalarianos formada por homens, mulheres e crianças, a qual se juntou e completou o restante do trajeto montado em um cavalo cedido por um dos meninos. Com bandeiras do RS e cantando o hino riograndense, o grupo chegou ao local do ato saudado pelos participantes para em seguida fazer um passeio técnico de barco pelo rio. No total foram 3 embarcações a motor que partiram levando o grupo integrado pelo chefe do Legislativo gaúcho, o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), bombeiros que auxiliaram na segurança da atividade, imprensa e algumas lideranças locais. “O que verificamos foi que o nosso Camaquã, diferentemente de muitos outros rios do nosso estado, está preservado. E não podemos permitir que uma atividade comercial de grande porte, totalmente estranha ao perfil econômico local, como estão propondo, venha explorar e alterar esta realidade, ameaçando o meio ambiente e prejudicando todo um segmento econômico e a população local. É uma relação que não pode dar certo, pois somente um lado ganha”, declarou Edegar Pretto.
Na série de discursos durante o ato, o padre Luciano Oliveira lembrou aos presentes que a luta em defesa do rio estava conectada com a campanha da fraternidade lançada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para 2017, que trata justamente dos biomas brasileiros e a defesa da vida. “Alto lá. Esta terra tem dono”, declarou o religioso, fazendo uso da conhecida frase de Sepé Tiarajú. “Antes de ser prefeita sou enfermeira. E sei dos efeitos que o chumbo causa na saúde das pessoas. Ele acumula no tecido nervoso prejudicando e comprometendo as funções cognitivas dos seres humanos. A campanha da CNBB prova que a nossa luta é correta e justa”, afirmou a prefeita de Cristal, Fàbia Richter. Para Mainardi, da forma como está sendo proposta a instalação da mineradora canadense em parceria com a Votorantin, “voltaremos à época do Brasil Colônia, quando retiravam as nossas riquezas. Essa mesma empresa se instalou 30 anos atrás no Peru prometendo que não haveria danos ao ecossistema local. Em 2012 o rio próximo a exploração foi considerado contaminado”, declarou.
Entre os problemas resultantes do empreendimento à saúde humana e animal apontados pelos participantes da atividade estaria o contato direto com a água e ar poluídos, a ingestão de alimentos contaminados, além da poluição atmosférica e sonora em virtude das explosões, além da retirada de cerca de 150 m³ por hora de água do rio para lavagem/separação do minério, além de causar o seu assoreamento e a consequente diminuição da sua profundidade, devendo ainda provocar a poluição das águas superficiais (rios e riachos|) e subterrâneas (lençol freático) com metais pesados tóxicos.
Também participaram da atividade a deputada Regina Becker (Rede), Luis Augusto Lara (PTB), representação do mandato do deputado federal Dionilso Marcon (PT), vereadores e prefeitos de Bagé, Cristal, Amaral Serrano, Encruzilhada do Sul, Pinheiro Machado, Piratini, Candiota e Caçapava do Sul, além do Consórcio dos Municípios do Centro-sul.
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Ele também teria gravado vídeos de conteúdo sexual com as menores
This website uses cookies.