Categories: AgroRio Grande do Sul

Próxima Fenasul Expoleite tem data divulgada

Encerrada no domingo (22/5) com a visitação de cerca de 20 mil pessoas durante os cinco dias de evento, a Fenasul Expoleite já tem data prevista para ocorrer no próximo ano: de 17 a 21 de maio de 2023. A agenda foi anunciada na cerimônia de fechamento, que contou com o desfile em pista dos animais grandes campeões deste ano no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. Ao todo, 37 exemplares, de diferentes raças e espécies, foram apresentados a autoridades, representantes de entidades, produtores e público em geral.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Domingos Velho Lopes, representando o governador do Ranolfo Vieira Júnior, disse que a feira demonstrou a sua consolidação, fortificou a cadeia leiteira no Estado e uniu entidades novamente em torno de interesses comuns. Em seu discurso, ressaltou a importância da construção de harmonia no Rio Grande do Sul. “Precisamos buscar a harmonia entre o campo e a cidade, entre o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente”, afirmou.

Publicidade

Ao parabenizar o trabalho da equipe de servidores da Seapdr, mencionando os funcionários da área de defesa sanitária que atuaram na recepção dos animais e durante toda a Fenasul Expoleite, o secretário disse que está sendo feito um trabalho para resgatar a fiscalização instrutiva e não punitiva. E destacou a responsabilidade dos produtores em saber da importância da fiscalização sanitária para o bem comum e para a valorização das atividades. “Esse é o caminho, o da construção das soluções”, afirmou Lopes.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, também agradeceu a todos que tornaram o evento possível. “Nós já podemos dizer, com absoluta segurança, que fizemos a maior Fenasul da história. E digo sem medo de errar, e isso nos anima a fazer ainda mais, para o ano de 2023, na Fenasul e Expoleite, que já tem data marcada”, afirmou. O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), Marcos Tang, exaltou a união das entidades para a realização do evento, assim como de todos os colaboradores e trabalhadores que estiveram no parque nos cinco dias. “Nós temos a vontade de fazer e é um ponto alto de estarem aqui para ver a genética do nosso Estado. Conseguimos agregar e juntar, independentemente da raça e da espécie”, disse.

O presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), João Francisco Bade Wolf, aproveitou para mencionar a Expointer, que se inicia em 27 de agosto: “esperamos no ano que vem, quem não conseguiu vir, vendo este sucesso, venha para aumentar cada vez mais a participação de animais e de público. E que esta seja uma grande prévia do que vem pela frente para a Expointer.”

TEXTO: Ascom Seapdr

Redação de Jornalismo

Equipe de jornalismo digital da Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Governo Federal formaliza doação de terreno para novas moradias em Encantado (RS)

Terreno de 40 mil m² também será utilizado para UBS, escola de educação infantil e…

4 horas ago

Defesa Civil alerta para risco de cheias no RS

Previsão de chuvas intensas coloca cidades em estado de atenção e alerta; veja as áreas…

4 horas ago

Homem que se passava por médico é preso em Passo Fundo

Em tentativa de golpe, o suspeito apresentou certificado falso do Cremers e deu prejuízo de…

4 horas ago

Nota de falecimento: Rudimar da Silva Sanguiné “Rudi” morre aos 50 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Camaquense

4 horas ago

Petrobras reduz preço do diesel para as distribuidoras

Novo valor será de R$ 3,27 por litro a partir desta terça-feira (6)

5 horas ago

This website uses cookies.