Quase metade dos eleitores camaquenses podem ter o título de eleitor cancelado

Boa parte dos eleitores camaquenses, poderá ter seu título de eleitor cancelado, por não realizarem o cadastramento biométrico dentro do prazo. A informação foi confirmada à reportagem da Acústica, pelo Cartório Eleitoral da cidade.

Até a manhã desta sexta-feira (27), dos 50 mil eleitores do município, somente 24.130 já haviam realizado o cadastramento biométrico. Como o local possui apenas cinco guichês de atendimento, boa parte dos que ainda precisam fazer o cadastro, não conseguirão fazer o procedimento até a data estabelecida pela Justiça Eleitoral.

Publicidade

A biometria é uma tecnologia que vem sendo adotada pela Justiça Eleitoral desde 2008, para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Por isso, alguns cartórios eleitorais estão realizando recadastramento biométrico, para coleta de digitais, assinatura e foto do eleitor. Daí o nome “biometria” – porque serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.

O prazo final para realização do procedimento, é o dia 11 de março de 2020. A preocupação é que se os eleitores não começarem a fazer logo a biometria, não haverá condições técnicas suficientes para atender a demanda, e por isso os eleitores não conseguirão regularizar a situação.

O que acontece com quem não conseguir regularizar a situação?

O cancelamento de título gera a impossibilidade de tirar passaporte, de fazer concurso público, de matrícula em universidade pública, de empréstimo bancário e a impossibilidade de recebimento de benefícios sociais, incluindo o Bolsa Família.

Quem deve fazer o cadastramento biométrico em Camaquã?

A biometria, nada mais é do que a revisão do eleitorado. Todos os eleitores de Camaquã são obrigados a comparecer, inclusive aqueles que têm o voto facultativo (analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e os maiores de 70 anos).

Como Fazer?

Os documentos necessários são carteira de identidade, número do CPF, comprovante de residência e o título eleitoral, que não é obrigatório, mas ajuda a localizar o cadastro do eleitor.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Segurados do INSS podem pedir devolução de descontos ilegais

Cerca de 9 milhões de pessoas começaram a ser notificadas na terça

7 minutos ago

Nota de falecimento: Paulino Laguna Longaray morre aos 69 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Funerária Jardim

12 minutos ago

Hoje na história: 14 de maio – Legalização do casamento homoafetivo no Brasil

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

8 horas ago

Sesc Camaquã lança “Vale Night” especial para o Dia dos Namorados com recreação para crianças

O evento, NightKids, acontece no dia 12 de junho, das 19h às 23h30, na sede…

15 horas ago

Dois rompimentos de rede causam falta de água em Camaquã; Corsan esclarece situação

Corsan repara rede rompida e orienta população sobre canais de atendimento

16 horas ago

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

16 horas ago

This website uses cookies.