Categories: Agro

Queijaria utiliza leite de ovelha na produção de derivados gourmet em Pelotas

A ovinocultura no Rio Grande do Sul ganha destaque com iniciativas que exploram o potencial do leite de ovelha. A veterinária Camila Pisoni, fundou a La Beca – Derivados de Ovelha, em Pelotas no ano de 2022, apostando na criação de ovelhas da raça Lacaune para a produção de leite e derivados gourmet.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Em entrevista ao programa Primeira Hora desta terça-feira (29), Camila compartilhou os desafios e oportunidades da ovinocultura, ressaltando a versatilidade do leite de ovelha, que possui menor teor de lactose e permite a criação de produtos para diversos paladares. A La beca Queijaria oferece queijos artesanais, como burrata e doce de leite, que têm conquistado o mercado local.

O leite de ovelha é um produto diferenciado, com características únicas que nos permitem criar produtos com sabores e texturas especiais, explicou Camila. Ela ressaltou que a alta aceitação do mercado, motiva a continuar investindo na produção e na qualidade dos produtos.

O mercado para produtos derivados de leite de ovelha está em expansão, com alta demanda e preços atrativos, incentivando o crescimento da ovinocultura na região. No entanto, a falta de valor comercial da lã, mas apresenta soluções como manejo adequado e a utilização da lã para artesanato.

Um dos pontos altos da entrevista foi a discussão sobre a formação de um núcleo de criadores de ovelha na região de Camaquã. A iniciativa visa promover a troca de experiências entre os criadores, facilitar a aquisição de insumos e fortalecer a cadeia produtiva da ovinocultura.

“Ao trabalharmos juntos, podemos superar os desafios e aproveitar as oportunidades que o mercado oferece”, pontuou Camila.

A entrevista finaliza com a importância da troca de experiências entre criadores e o potencial turístico da região, com a possibilidade de os consumidores conhecerem de perto o processo de produção dos derivados de leite de ovelha. A iniciativa da Lá beca Queijaria e a formação do núcleo de criadores em Camaquã representam um importante passo para o fortalecimento da ovinocultura no Rio Grande do Sul e a valorização dos produtos regionais.

Confira a entrevista na íntegra:

Geovana Jacobsen

Recent Posts

FPA entrega proposta do Plano Safra ao governo e defende mudanças no modelo de financiamento do agro

Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…

9 minutos ago

Nota de falecimento: Felipe Ovicki Burlamarque morre aos 30 anos

A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense

36 minutos ago

Bilhetes prontos para presentear sua mãe com uma Samambaia cheia de memórias

Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…

48 minutos ago

Lei permite o uso de tornozeleira em agressores de mulheres que estão sob medida protetiva de urgência

Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados

2 horas ago

Lei que torna o vinho e o espumante símbolos do Rio Grande do Sul é sancionada

Confirmação da lei representa um marco histórico para a vitivinicultura do estado, valorizando a tradição,…

5 horas ago

ACIC realiza Feirão de Empregos em Camaquã

Evento realizado em parceria com o Sine FGTAS ocorrerá nesta quarta-feira (30)

7 horas ago

This website uses cookies.