O Secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, recebeu na tarde da última terça-feira (16) o Embaixador do Quênia, Peter Kirmi Kaberia, o Cônsul de Gana no Rio Grande do Sul, Willis Taranger, o engenheiro Philip Langat , um dos maiores produtores de arroz do país, Ari Foleto, entre outros integrantes da comitiva queniana.
O objetivo da visita foi buscar apoio do estado no sentido de colaborar com as tecnologias para o plantio de arroz no país, a intenção é importar a tecnologia utilizada no Rio Grande do Sul para implantação nas lavouras do Quênia.
Atualmente o Quênia produz 170 mil toneladas de arroz em uma área de 60 mil hectares, e importa cerca de 260 mil toneladas. A área potencial do país chega a 176 mil hectares.
De acordo com o integrante da comitiva queniana , o engenheiro Philip Langat, o Quênia busca seguir o exemplo de desenvolvimento econômico do Brasil e em especial o do Rio Grande do Sul, onde realizaram visitas em indústrias de maquinários e implementos agrícolas. Langat destacou ainda, a satisfação do governo queniano com a cooperação entre os países na transferência de tecnologias, e lembrou que em 2011 o Brasil doou cerca de 50 mil toneladas de alimentos que serviram para alimentar os refugiados.
Por outro lado, o Secretário Mainardi colocou a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e o Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) a disposição para o que for necessário e salientou que o estado sente-se honrado em saber que as lavouras de arroz tenham evoluído de tal forma que possamos transferir esta tecnologia para o Quênia.
O Embaixador do Quênia, Peter Kirmi Kaberia, relatou que Brasil e Quênia assinaram protocolo de intenções, cujo um dos principais itens, é o desenvolvimento da agricultura sustentável e a compra de máquinas e implementos agrícolas brasileiros.
Outro tema abordado no encontro foi o edital lançado pelo governo do Quênia para a implantação de Parceria Público Privado (PPP), com o intuito de alavancar a produção de arroz no país. Inicialmente 6 empresas iniciaram o processo de seleção, tendo apenas duas cumprido os requisitos básico exigidos pelo governo daquele país.
Uma das empresas que cumpriu os requisitos é um grupo indiano, e a outra, é o grupo do qual faz parte o produtor gaúcho, Ari Foletto, maior produtor individual de arroz do Brasil, tendo plantado em 2012 entre 100 e 110 mil toneladas em uma área de 12 mil hectares. Atualmente o processo de licitação está em fase de avaliação da estrutura dos dois grupos de produtores que preencheram os requisitos básicos, que são baseadas em questões técnicas, a previsão é de que em novembro seja divulgado o resultado final.
Durante a visita ao estado a comitiva queniana realizou visita de avaliação nas lavouras de Ari Foletto localizadas em Itaqui.
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
This website uses cookies.