A alta da inflação no mês de março pode refletir no índice inflacionário para os mais pobres, é o que indicam especialistas da área de economia. No mês passado, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que indica a inflação, registrou alta de 0,98%. No acumulado de 12 meses, a inflação chegou a 6,10%, superior à meta estipulada pelo governo para este ano. Os culpados pela alta da inflação foram os reajustes nos preços da gasolina e do gás de cozinha. Só o preço da gasolina subiu 23% no período de um ano.
O economista Paulo Gala ressalta que os números atingidos pela inflação no mês de março são históricos, e faz uma relação com a taxa de desemprego no país. “Quando a agente olha o INCC, ele está acumulado, em 12 meses, em 12.23%, que é a maior alta em uma década. A gente teve algo parecido somente em 2008. Já o IGP, tivemos uma pancada dessas somente nos anos 1990. Tudo isso está sendo transmitindo para os preços ao consumidor e o que ancora a inflação, no momento, é o enorme desemprego no Brasil e a inflação de serviços que corre muito baixas”.
Já para a economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Virene Matesco, o que preocupa é o reflexo na inflação para os mais pobres. Além disso, a especialista prevê que a taxa básica de juros poderá ser ajustada em breve. “A inflação da baixa renda, que é medida pelo INPC, está mais alta do que a inflação oficial, que é medida pelo IPCA, que pega famílias de 1 a 40 salários mínimos. Portanto, há, sim, problema sério para o aumento de preços da população de baixa renda. Portanto, a inflação continua pressionando em uma trajetória de alta, o que deverá levar o Banco Central, na próxima reunião, que será em maio, a aumentar as taxas de juros”.
A taxa básica de juros foi elevada recentemente para tentar conter a inflação no país. Com isso, o preço do crédito ficou mais caro para os brasileiros. O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, declarou que a alta da inflação no país é um movimento provisório. Campos Neto sinalizou que o comitê de política monetária deverá manter a programação de elevar a taxa básica de juros. Além da gasolina e do gás, outros itens, como alimentação, habitação, vestuário e saúde também pesaram no bolso do consumidor brasileiro. Os dados foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.