O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado (DNIT/RS) realizou em janeiro a 22ª campanha de monitoramento da qualidade da água no trecho das obras de duplicação da BR-116/RS. A atividade acontece trimestralmente com o objetivo de acompanhar as condições dos cursos hídricos e identificar eventuais alterações que possam estar relacionadas à implantação do projeto, buscando mitigá-las, caso ocorram. Desenvolvida pela Unidade Local de Pelotas, por meio da equipe da Gestão Ambiental do empreendimento, a ação envolve a coleta e análise de amostras de água de 15 rios e arroios entre Guaíba e Pelotas.
A partir da amostragem, que é realizada sempre a montante (acima) e a jusante (abaixo) das obras, são analisados 22 parâmetros. Desses, cinco são conferidos ainda in loco com a utilização de equipamentos específicos como o turbidímetro, que verifica a turbidez da água, indicando a quantidade de sólidos em suspensão. Já a temperatura, o pH, a condutividade elétrica e o oxigênio dissolvido são identificados com o uso da sonda multiparâmetros. Para os demais aspectos bacteriológicos e físico-químicos, as amostras são enviadas no mesmo dia da coleta a um laboratório.
Posteriormente os dados são avaliados e relacionados com as informações de precipitação pluviométrica do período da coleta e comparados com os limites de classificação da Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) nº 357/05. Dos resultados obtidos, a equipe do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água constatou que não foram registradas alterações na campanha atual ao comparar com a série histórica das campanhas anteriores.
Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
This website uses cookies.