Renato Borghetti convida para o 3° Festival Internacional da Gaita em Barra do Ribeiro

O músico Renato Borghetti em entrevista ao programa Primeira Hora desta quinta-feira (05), convidou a comunidade da Costa Doce para conhecer o 3° Festival Internacional da Gaita. O evento que celebra o acordeão como símbolo da cultura gaúcha e mundial ocorrerá entre os dias 06, 07 e 08 de dezembro. O festival promete reunir mais de 30 artistas em apresentações musicais diversificadas e emocionantes.

Além dos shows, o evento contará com um momento especial: a assinatura do acordo Gemellagio, que oficializa a relação de “cidade-irmã” entre Barra do Ribeiro, terra da Fábrica de Gaiteiros, e Castelfidardo, na Itália, reconhecida como a capital mundial do acordeão.

Publicidade

Com entrada franca, o festival é uma oportunidade única para prestigiar artistas de renome nacional e internacional e fortalecer os laços culturais entre Brasil e Itália. Acompanhe mais informações nas redes sociais oficiais do evento: @festivalinternacionaldagaita.

Programação do 3º Festival Internacional da Gaita

 

Projeto Fábrica de Gaiteiros

A gaita foi um divisor de águas na história da música gaúcha, mas o que poucos sabem é que o Rio Grande do Sul já sediou mais de 20 fábricas e foi referência mundial na fabricação de acordeões ou gaitas. Estas fábricas foram responsáveis pela história do acordeão no Brasil e, como vemos, quase todas estão desativadas ou passaram a fabricar outros produtos. Unir esta tradição proporcionando inclusão social, aumentando a autoestima e espírito de coletividade, ao mesmo tempo estimulando a sensibilidade e conhecimento da cultura local é a finalidade do projeto criado por Borghetti, com uma gaita social, que estimula crianças e jovens a se interessarem pelo instrumento, oferecendo aos mesmos as devidas condições para o aprendizado e para futura aquisição do instrumento, criando uma Fábrica de Gaiteiros.

O objetivo da Fábrica de Gaiteiros é a fabricação de um acordeão 8 baixos não só para iniciação, mas que possa também se transformar em um instrumento definitivo, pela qualidade que se pretende imprimir. Outro aspecto importante do projeto está ligado ao conceito socioambiental do instrumento, confeccionado com madeira certificada de eucalipto, proveniente de plantios renováveis.

Bruno Bonilha

Comunicador na Rádio Acústica FM.

Recent Posts

Medidas protetivas poderão ser solicitadas online no RS após 6 mulheres terem sido mortas em 24h

De acordo com a Polícia Civil, a nova forma de solicitação vai facilitar o acesso…

7 horas ago

Gestação, parto e amamentação: dicas e experiências no Tua Saúde

Saiba tudo sobre os cuidados na gravidez, o momento do parto e a importância da…

7 horas ago

Brigada Militar apreende menor por tráfico de drogas em Rio Grande

Ação ocorreu na noite desta quarta-feira (17), durante patrulhamento ostensivo

9 horas ago

Padre Danton fala sobre o verdadeiro significado da Páscoa

Sacerdote aborda a origem da celebração, os rituais da Semana Santa e a importância da…

9 horas ago

BR-116 tem bloqueio total para a retirada de caminhão tombado em Cristal

A remoção ocorrerá próximo ao Corredor dos Kraft e tem previsão de se estender por…

11 horas ago

This website uses cookies.