Pautas locais são debatidas em Reunião Regional da Fecomércio-RS. Foto: Divulgação/Fecomércio-RS
Os presidentes e representantes dos sindicatos filiados à Fecomércio-RS, de diversas regiões do Estado, estiveram reunidos nessa terça-feira (3/9), em São Luiz Gonzaga, para mais uma edição da Reunião Regional.
O prefeito de São Luiz Gonzaga e presidente da Associação dos Municípios das Missões, Sidney Brondani, prestigiou o evento e destacou o trabalho desenvolvido pela Federação. “Ficamos muito felizes em receber este evento em nossa cidade. Compartilhamos muitos dos pleitos da Fecomércio-RS, como ser contrário a qualquer aumento de imposto. Podemos ser produtivos, sem aumentar impostos”, defende. Já o presidente do Sindilojas Rota das Missões, Julio Bolacell, agradeceu a oportunidade e ressaltou a relação de proximidade da Federação com os sindicatos da base.
O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, enfatizou a escuta ativa da Federação, marca da gestão, falando sobre a importância de estar próximo, atento às necessidades e anseios dos sindicatos filiados, sempre buscando soluções para o setor. “Nós, enquanto entidade representativa, defendemos os empresários e estamos constantemente atuando em prol dos interesses do comércio de bens, serviços e turismo. Por isso, é essencial estarmos perto, unidos e por dentro de todos os cenários e contextos locais”, pontuou.
Na primeira parte da reunião, o analista técnico do Lab Fecomércio-RS, Cleiton Scarabelot Emidio, fez uma apresentação sobre inovação. Emidio falou sobre os tipos de consumo, mostrou diversos exemplos e discorreu sobre como será o futuro da experiência de consumo. “89% das 500 maiores empresas de 1955 não existem atualmente. A inovação não precisa ser radical e não precisa ser somente tecnologia de ponta. Ela pode ser simples, disruptiva e desenvolver soluções”. Outro ponto abordado pelo analista foi a Inteligência Artificial (IA), mostrando a aplicabilidade da tecnologia e como ela pode potencializar o aprendizado nas empresas.
Após o conteúdo, o coordenador do Lab Fecomércio-RS, Gelson Álvaro Junqueira, explicou sobre a atuação do hub de inovação da entidade, mostrando seus espaços, suas frentes de atuação, serviços, produtos e eventos. “A nossa principal missão é fazer a conexão entre as empresas e startups, para trazer a inovação como a solução de problemas para os nossos empresários. Somos o elo entre o desafio e a solução”.
Um ponto alto do encontro foi o anúncio do recorde de inscrições para o 6º ciclo de incubação de startups. No total, 105 startups se candidataram para participar do programa Startup in Lab. O objetivo é apoiar empreendedores na transformação de ideias, projetos e startups, conectando-as com empresas do setor terciário do Sistema Fecomércio-RS.
Como exemplo de projeto de sucesso, o coordenador chamou o ex-jovem-aprendiz do Senac, Vinícius Machado, para apresentar a sua startup Mind City. O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo que auxilia no aprendizado de crianças autistas utilizando da gameficação.
Para finalizar, a analista de tecnologias digitais, Carolina Beatriz Filippelli de Morais, falou sobre a Inteligência Artificial (IA). Carolina explanou sobre o cenário da IA, como ela se encaixa no dia a dia das empresas, a sua expansão no mundo e no Brasil e as principais ferramentas que estão no mercado atualmente. “Elas vieram para ser mais um braço e auxiliar as empresas. Não acredito que ela irá substituir as pessoas”
Na segunda parte da reunião, o presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, trouxe para o debate algumas pautas da região. A construção da BR 392, entre Santo Ângelo e Santa Maria; a duplicação da BR 285; a duplicação ou uma terceira pista nos trechos da RS 342, de Ijuí a Cruz Alta e RS 344, de Santo Ângelo a Santa Rosa; o incentivo e investimento no turismo de fronteira; a construção de uma ponte sobre o Rio Uruguai e a ampliação e melhoria da infraestrutura do aeroporto Gel Sepe Tiaraju foram os principais temas debatidos entre os participantes.
Para esclarecer alguns pontos, o assessor para Relações Governamentais, Adriano Beuren e Pricila Gurgel, da Gerência de Turismo, comentaram sobre o andamento dos assuntos mencionados.
A empresa de Camaquã anunciou a abertura de uma nova filial em Guaíba
Documento reúne sugestões de 59 entidades do setor e prevê R$ 599 bilhões em crédito…
A cerimônia de despedida acontece na sala de velório Saudade da Funerária Camaquense
Nem todo presente precisa ser caro para ser inesquecível. Às vezes, basta um gesto simples…
Norma surgiu de projeto apresentado na Câmara dos Deputados
Confirmação da lei representa um marco histórico para a vitivinicultura do estado, valorizando a tradição,…
This website uses cookies.