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Desde a sua apresentação, Forspoken tornou-se um dos jogos mais esperados do momento, algo totalmente compreensível já que os primeiros vídeos mostravam uma seção técnica impressionante , e também foi confirmado que este seria o primeiro jogo para PC capaz de tirar proveito de Tecnologia DirectStorage .
Essa tecnologia usa a GPU para executar as tarefas de descompactação do SSD. Isso libera a CPU dessas tarefas e permite que os tempos de carregamento sejam minimizados. A diferença que pode fazer é tão grande em comparação com o processo tradicional de descompressão da CPU que os tempos de carregamento podem ser reduzidos para pouco mais de um segundo.
O fato é que, no final das contas, boa parte das promessas que foram feitas com Forspoken não foram cumpridas . Tive a oportunidade de testar a demo no meu PC, um computador topo de gama, e posso confirmar que não só não está à altura do nível técnico, como também tem uma história que poderia ser melhorada, um protagonista aborrecido, e jogabilidade repetitiva que vai te cansar em pouco tempo se você não for um amante do gênero.
Não, não vale a pena pagar 80 euros por Forspoken , e de facto tenho as minhas dúvidas se o compraria quando está à venda por menos de 30 euros. Neste artigo vou explicar o porquê, mas primeiro vamos ver as especificações do PC no qual experimentei este título:
Sistema operacional Windows 10 Pro de 64 bits.
Também veremos os requisitos do Forspoken para descobrir o que precisamos para movê-lo em condições ideais. Já antecipo que são demasiado altos para o que este jogo oferece a nível técnico, e que não fazem sentido.
Requisitos mínimos
Windows 10 ou Windows 11 de 64 bits como sistema operacional.
Processador Intel Core i7-8700K (6 núcleos e 12 threads) ou Ryzen 5 3600 (6 núcleos e 12 threads).
24 GB de RAM.
Placa de vídeo GeForce RTX 3070 ou Radeon RX 6700 XT.
150 GB de espaço livre em um SSD.
E eles são bastante óbvios, mesmo com um PC de última geração que preenche todos os requisitos. O jogo oferece um menu de configuração gráfica bastante simples, é compatível com NVIDIA DLSS e AMD FSR , duas tecnologias que nos permitirão melhorar significativamente o desempenho, e possui ray tracing aplicado às sombras.
Nos meus testes coloquei o jogo em 1440p com qualidade máxima, ray tracing e DLSS no modo de qualidade. Assim que iniciei o jogo notei pequenos solavancos , e primeiro fiquei desapontado ao ver um cenário muito brando com texturas improváveis , vegetação ao nível dos títulos PS4, iluminação excessiva e muito mal executada e uma geometria que, em alguns casos, está até no nível de um título PS3. Dá uma olhada nas pontas de madeira na imagem em anexo e na qualidade das texturas, o resultado é muito ruim e nem perto do que esperávamos.
Continuamos revisando o acabamento técnico e agora falaremos sobre a modelagem do protagonista. Acho que a imagem em anexo fala por si, temos uma modelagem bem ruim que nem chega ao nível do que vimos em jogos de transição intergeracional como Resident Evil 2 Remake, e isso confirma o que era um segredo aberto, que Forspoken recebeu um enorme downgrade gráfico que é perceptível em todos os sentidos.
A modelagem é péssima, e o mesmo acontece com a qualidade de boa parte da geometria, a iluminação e o nível de detalhamento dos cenários, mas é importante parar um momento para falar sobre este último. Os cenários não só são muito vazios, como quase não têm vida, têm uma densidade de vegetação muito menor do que o jogo mostrava em seus primeiros vídeos, e a texturização e mosaico do solo deixa muito a desejar. Não há para onde levá-lo, realmente.
Baixo desempenho, bugs graves e desenvolvimento genérico
Mesmo com o equipamento de teste utilizado o desempenho de Forspoken não tem sido bom. A taxa de quadros por segundo variou entre 70 e 100 , uma faixa muito baixa considerando seus gráficos pobres e a simplicidade de seu desenvolvimento. Quando há combates intensos e muitos efeitos aparecem na tela, o desempenho cai significativamente, e isso mostra que os problemas de otimização são maiores do que imaginávamos.
Gagueiras e micro solavancos são uma constante ao jogar e significam que nunca conseguimos ter uma experiência verdadeiramente fluida , mesmo que fiquemos sempre acima de 60 quadros por segundo. Como os he dicho al principio de este artículo, nada más empezar a jugar a Forspoken este nos recibe con microtirones, y estos se repiten cuando movemos la cámara de forma rápida para mirar a zonas del escenario que no eran visibles (para mirar hacia atrás, por exemplo).
Além do desempenho errático, gagueira e micropuxamento, Forspoken tem problemas de estouro , o que é incompreensível, considerando que foi projetado para aproveitar ao máximo um SSD NVMe, e também identifiquei bugs anti-aliasing que fazem com que muitos objetos apareçam irregulares e até mesmo “piscar” quando nos movemos em qualquer direção.
A minha conclusão é simples e clara, a nível técnico Forspoken não só não é o que nos foi prometido, como é um desastre e representa um downgrade tão grande face ao original que parece ter sido desenvolvido para uma geração totalmente diferente, e muito mais alto. Eu sei o que você está pensando, que esse título ainda estaria salvo se a história fosse boa , e se tivesse um protagonista carismático e uma jogabilidade inovadora, mas infelizmente também não é o caso.
O protagonista não tem charme, a história não é nada da outra quinta e a jogabilidade é bastante genérica e parece um tanto forçada em alguns momentos , tanto que quando completei minha primeira meia hora de jogo já me sentia meio entediado. Mesmo que você seja um amante do gênero , não recomendo a compra de Forspoken, já que passou de uma das maiores promessas do ano para se tornar uma das maiores decepções. Não vale os 80 euros que custa, e 51% dos utilizadores do Steam pensam o mesmo .
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