O Rio Grande do Sul fechou 2015 com o corte de 95.173 empregos com carteira assinada. Os dados foram disponibilizados nesta quinta-feira pelo Ministério do Trabalho. Foi o quarto Estado que mais fechou vagas.
O número é o saldo entre as demissões e admissões feitas pelas empresas ao longo do ano. Em 2014, ano já complicado na economia, ainda tinham sido criados quase 24 mil postos de trabalho.
Dos oito setores em que a pesquisa se divide, somente dois tiveram resultados positivos.
Confira os detalhes:
1 – Extrativa Mineral – Fechou o ano com 617 empregos a menos.
2 – Indústria de transformação – Pela grande participação na economia e pela intensidade que é afetado pela crise, cortou 53.239 empregos. Sendo que mais de 10 mil cortes ocorreram só na indústria mecânica. Em seguida, os piores resultados foram nos segmentos de material de transporte e metalurgia. A indústria calçadista, por sua vez, fechou 6,6 mil vagas.
3 – Serviços Industriais de Utilidade Pública – Menos 459 vagas.
4 – Construção Civil – Setor que já vem sentindo os problemas na economia há algum tempo, encerrou 14.913 vagas. As construtoras estão pisando no freio em obras e adiando o início de novos projetos.
5 – Comércio – O comércio começou a sentir a crise depois da indústria. Mas já teve que lidar com a situação em 2015 e cortou 13.771 empregos. Houve demissões tanto no atacado quanto no varejo.
6 – Serviços – Era o mais resistente à desaceleração da economia. As demissões têm um forte impacto, devido à participação que o setor tem na economia. O setor cortou 13,506 empregos em 2015. Metade disso foi no segmento de Comércio e Administração de Imóveis.
Resultados positivos:
7 – Administração pública – Criou 173 vagas de trabalho.
8 – Agropecuária – Gerou 1.159 empregos com carteira assinada no ano passado.
Região Metropolitana X Interior
A Região Metropolitana de Porto Alegre fechou o ano com 48.547 empregos a menos. No interior do Estado, 46.626 vagas foram fechadas.
Dezembro
Só em dezembro, foram mais de 34 mil postos de trabalho cortados. Segundo o Ministério do Trabalho, os motivos foram entressafra agrícola, férias escolares, período de chuvas e término das festas no final do ano.
Brasil
No total do Brasil, foram cortados 1.542.371 postos de trabalho com carteira assinada em 2015.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.