A Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) divulgou, nesta segunda-feira (14), os números da safra 2015. Ao contrário de outros setores da economia, a produção de grãos teve crescimento de 13% em relação a 2014, somando 32,5 milhões de toneladas. Foi a maior produtividade da safra de verão, apesar de perdas ocorridas em municípios do Sul do Estado.
Já o faturamento da safra cresceu 8%, sendo 11% na agricultura e 2% na pecuária. Segundo a Farsul, a safra poderia ter sido ainda maior se não houvesse queda na área plantada, pelo desestímulo com o trigo, e ainda perdas significativas devido ao clima no inverno.
O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, destacou que seguirá apoiando políticas de desenvolvimento do campo para crescer ainda mais. “A tecnologia terá de adentrar em nossas propriedades”, afirmou.
A perspectiva para 2016 é de aumento da área plantada de 1%, atingindo 8,5 milhões de hectares. A principal cultura é da soja (5%). Também há previsão de queda de 8% na área de arroz, devido a problemas climáticos no plantio.
Pela expectativa de um fenômeno El Niño muito intenso, a Farsul espera redução de 6% na produção no ano que vem. Mesmo assim, caso os preços sejam mantidos, o faturamento deve crescer 10%. Mas isso não significa maior lucro, conforme relatório da entidade, projeta:
“O maior faturamento não é o suficiente para cobrir o aumento dos custos de produção, fazendo com que a perspectiva seja de redução das margens em mais de 40%”, afirma.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.