Destaque Duplo

Rio Grande do Sul registro menor número de desmatamento desde 2020

Foram divulgados nesta quarta-feira, 6 de dezembro, os resultados da Operação Mata Atlântica em Pé 2023 no Rio Grande do Sul. A ação, que está em sua 6ª edição nacional e acontece tradicionalmente em setembro, neste ano, aconteceu entre os dias 16 de novembro e 1º de dezembro no Rio Grande do Sul em razão das enchentes no Vale do Taquari.

As ações de fiscalização no Estado, em 2023, localizaram até o momento 1.610 hectares de desmatamento, porém, os dados serão consolidados até o final de fevereiro de 2024. O total de multas aplicadas alcançou mais de R$ 12 milhões.

Publicidade

Conforme a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan, a partir da compilação das ações realizadas pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto-Geral de Perícias (IGP) e Comando Ambiental da Brigada Militar, e pelos dados obtidos por meio da plataforma Map Biomas, houve uma significativa redução dos níveis de desmatamento no Rio Grande do Sul.

“Estamos realmente muito satisfeitos com a operação e acreditamos que essa redução se deve não só, mas também a esse trabalho”, destaca a procuradora de Justiça, que também enfatizou a participação inédita do IGP, que, segundo ela, agrega qualidade na medida em que entrega os laudos criminais relacionados, facilitando a atuação dos promotores de Justiça.

A Operação Mata Atlântica em Pé ocorre nos 17 estados em que há predominância do bioma. Em cada unidade da Federação as ações foram executadas pelos Ministérios Públicos locais, com a participação dos respectivos órgãos ambientais.

Desde 2019, a Operação é realizada com a tecnologia da Plataforma MapBiomas, programa de alertas e emissão de relatórios de constatação de desmatamento que usa tecnologias de monitoramento e tratamento de dados desenvolvido pelo projeto MapBiomas – iniciativa que reúne universidades, empresas de tecnologia e organizações não governamentais que realizam o mapeamento anual da cobertura e do uso do solo no Brasil. O alcance de maior precisão e segurança nas análises de supressão de vegetação nativa e a possibilidade de fiscalização em locais remotos e de difícil acesso são algumas das principais vantagens da utilização desse tipo de ferramenta.

Além de Ana Marchesan, participaram da apresentação o chefe do Departamento de Fiscalização da FEPAM, Vagner Hoffmann; o analista ambiental do IBAMA no RS, Rodrigo Dutra da Silva; o comandante do 1º Batalhão Ambiental, capitão Rogério Silva dos Santos; a subsecretária de Gestão Ambiental da SEMA, Taiana Ramidoff; e o diretor do Instituto de Criminalística do IGP, Bernardo Zandoná.

Clique aqui para conferir os dados da operação.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Taxa de desemprego no primeiro trimestre é a menor para o período em 13 anos

A taxa de desocupação foi de 7% no trimestre encerrado em março de 2025. O…

2 horas ago

Em 120 dias de 2025, governo federal gastou R$ 1,7 trilhão

Valores foram divulgados pela Gasto Brasil; plataforma que mostra os gastos dos governos locais e…

3 horas ago

Reforma Tributária: advogada alerta como evitar prejuízos na revisão de contratos em 2026

Luciana Pereira da Costa destacou impactos que devem ocorrer após mudanças tributárias

4 horas ago

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

13 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

18 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

19 horas ago

This website uses cookies.