Categories: BrasilPolítica

Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados

Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito em segundo turno presidente da Câmara dos Deputado com 285 votos, na virada da noite de quarta-feira para a madrugada desta quinta-feira. Apesar de também estar alinhado ao governo interino de Michel Temer, ele derrotou Rogério Rosso (PSD-DF), que era a primeira escolha do Planalto e também considerado aliado de Eduardo Cunha na luta contra a cassação do seu mandato. Foram 455 votos válidos e cinco em branco, todos do PSol.

O deputado federal Rodrigo Maia foi eleito em 2014 para o seu quinto mandato na Câmara dos Deputados. Ele já foi líder da bancada do DEM na Câmara por dois anos. Em 2015, foi presidente e relator da proposta de reforma política. Ele é presidente da Comissão Especial da DRU. No discurso de posse, ele salientou a necessidade de diálogo no parlamento. “Temos que pacificar esse plenário, dialogar a maioria com a minoria. As pautas precisam ser debatidas, discutidas e votadas”, projetou.

Publicidade

Maia enfatizou que vai governar com simplicidade. “Cheguei aqui muito novo e prezo muito ter oportunidade de estar presidindo os trabalhos, sendo um dos 513 deputados que, junto comigo, comandarão a Casa. Vamos a partir de amanhã governar com simplicidade.”

O novo presidente prometeu fazer uma gestão de diálogo da maioria com a minoria. “Temos muito trabalho a fazer, pacificar esse plenário, dialogar, maioria com minoria, temos uma maioria do governo que é importante para o Brasil, mas temos uma pauta da sociedade que vem através de cada um de nós que precisa ser debatida, discutida e votada. Porque não só apenas do governo que vem as boas ideias, de cada um dos nossos mandatos e de cada um dos nossos eleitores que vivem o dia a dia saem boas ideias”, avaliou.

Após a divulgação do resultado, alguns deputados chegaram a gritar “Fora, Cunha!” em referência ao fato de Rosso ser apoiado pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Maia agradeceu a Rosso, candidato derrotado, e salientou que a disputa foi “limpa, na política e é assim que tem que ser”. Após o resultado, Rosso disse que o parlamento ganha com a vitória de Maia. “Acho que a grande tarefa dele será unir a Casa, todos os deputados.”

Redação de Jornalismo

Recent Posts

O truque caseiro que faz o milho de pipoca estourar sem deixar nenhum grão inteiro

Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…

1 dia ago

Último dia de Expocamaquã 2025: confira a programação deste domingo (18)

Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro

1 dia ago

Acidente mata três pessoas na BR-293, em Santana do Livramento

Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.

1 dia ago

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (19)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

1 dia ago

Confira as principais dúvidas sobre a gripe aviária

Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul

1 dia ago

“Barbie do bailão” entre as atrações da ExpoCamaquã 2025

Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento

1 dia ago

This website uses cookies.