O diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) garantiu que o Rio Grande do Sul é um dos três Estados do Brasil, junto do Acre e de São Paulo, onde todos os centros de formação de condutores (CFCs) já dispõem de simuladores de direção.
Ildo Szinvelski se disse contrário à movimentação de outras unidades da federação que querem, mais uma vez, protelar a obrigatoriedade dos simuladores (em vigor desde 3 de janeiro) até que todos os CFCs contem com o dispositivo. “O simulador é um serviço para a qualificação na formação de condutores que há muito tempo, por exemplo, já é utilizado na Europa”, defendeu.
Desde o início da operação dos simuladores no Estado, em janeiro de 2014, dois milhões de novos motoristas já passaram pela experiência de enfrentar o equipamento para ter direito a dirigir. “Este equipamento oferece a possibilidade de várias simulações de risco, são cenários onde o motorista precisa ficar atento para desviar de crianças ou animais. É tudo muito avançado e próximo da realidade”, analisou.
Hoje, são 272 CFCS em todo o Rio Grande do Sul e 353 equipamentos à disposição dos futuros condutores. Essa quantidade evita problemas do passado, quando havia espera para o exame no simulador. “Não existem mais fila e nem espera. Reconhecemos que tivemos gargalos que não existem mais e há todo um controle no Detran para que esta situação não se repita”, alertou.
Hoje, o preço mais baixo de um simulador gira em torno de R$ 40 mil, o que equivale ao valor de um carro zero quilômetro.
Relembre
A obrigatoriedade de aulas no simulador de direção veicular foi prevista, inicialmente, pelo Contran, e depois suspensa. Em fevereiro de 2014, donos de autoescolas protestaram nas proximidades do Congresso Nacional contra o uso de simuladores alegando custo excessivo. Por meio da Resolução 543, de 15 de julho de 2015, a obrigatoriedade foi retomada, com prazo de adaptação até o fim do ano.
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
Previsão indica tempestades com descargas elétricas e eventual queda de granizo
This website uses cookies.