RS firma convênio para aquisição de equipamentos

A Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do sul (Fapergs) firmaram nesta segunda-feira (11) convênio com o Ministério das Comunicações. O acordo prevê incentivo à indústria criativa. A cerimônia foi realizada no Palácio Piratini e contou com a presença do governador Tarso Genro e do secretário executivo do MiniCom, Cézar Alvarez. 

Estão previstos investimentos de R$ 7,7 milhões, destinados à aquisição de equipamentos e softwares para a instalação de estúdios, laboratórios e ambientes de inovação de apoio a empresas criativas. Os equipamentos deverão ser compartilhados por várias empresas. “Nossa ideia é dar autonomia e visibilidade a profissionais que estão fora das grandes companhias, mas que têm competência e querem mostrar seu trabalho”, destacou Alvarez. 

Publicidade

O governador afirmou que o Rio Grande do Sul deu um salto de qualidade nos últimos anos. “Estamos aproveitando a boa relação com o Governo Federal para trazer convênios e benefícios para os gaúchos”. Ao destacar a disposição do Governo Federal em apoiar programas de inovação tecnológica no Estado, Tarso enfatizou os investimentos área de conhecimento, especialmente nas universidades, que podem se candidatar a receber recursos. “Estamos estimulando a expansão de investimentos em pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento de nossas empresas”. 

O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, destacou o trabalho de dois anos para o desenvolvimento da área de pesquisa e tecnologia, com ênfase também na indústria criativa. “Fizemos um diagnóstico do setor e o Ministério das Comunicações trabalhou junto e se sensibilizou. Com essa parceria, vamos dar um impulso a este “cluster” expoente no RS. Este convênio e outros editais que vamos lançar em breve vão possibilitar a transmissão e transformação do conhecimento em produto com alto valor agregado.” 

Seleção 
O objetivo do convênio é selecionar e apoiar projetos de universidades e parques tecnológicos, investindo na criação de “cluster” criativo. Os recursos serão aplicados na estruturação, gestão e sustentabilidade de centro de produção e pós-produção de conteúdos digitais criativos, para uso compartilhado por pequenas e médias empresas do setor, como estúdios de cinema e televisão, de áudio, laboratórios de teste e certificado de conteúdos e aplicações para dispositivos móveis, entre outros. A seleção dos projetos estará a cargo da Fapergs. 

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 29 de maio – Criação do IBGE

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje nahistória

6 horas ago

Desligar o motor no semáforo economiza combustível ou danifica o carro?

Você está parado no semáforo, vê que a fila vai demorar e se pergunta: "Vale…

7 horas ago

O som metálico da roda que pode ser sinal de rolamento danificado

Imagine estar dirigindo tranquilamente e, de repente, um som metálico começa a ecoar da roda…

7 horas ago

Vítimas que não tinham registro policial já haviam buscado atendimento na saúde

Segurança e a Saúde do RS assinaram recentemente termo para compartilhar dados e diminuir subnotificação…

8 horas ago

Audiência Pública discute reativação da balsa da Pacheca nesta quarta-feira (28)

Balsa realiza a travessia entre os municípios de Camaquã e São Lourenço do Sul

11 horas ago

Leite é alvo de mais uma ação judicial por documentário sobre a enchente

O deputado estadual Felipe Camozzato ( Novo) pede que a Justiça anule todos os atos…

12 horas ago