Categories: Economia

Sala do Empreendedor de Camaquã recebe Selo Ouro

A Sala do Empreendedor de Camaquã recebeu a certificação Selo Ouro, concedida pelo Sebrae RS. O setor ligado à Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Serviços, recebeu o reconhecimento pelos serviços ofertados aos empreendedores do município. 

Das 88 Salas do Empreendedor gaúchas que se inscreveram para receber a certificação do Sebrae RS, sete conquistaram o Selo Ouro, entre elas Camaquã e Tapes. Outras oito receberam o Selo Prata e 28 o Selo Bronze. 

Publicidade

Concedido no dia 10 de dezembro, o reconhecimento é uma parceria do Sebrae RS com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Para receber a certificação, as Salas do Empreendedor tiveram de passar por etapas de avaliação por meio de questionários, envio de materiais e entrevistas. “Essa certificação reconhece os esforços dos municípios para prestar serviços de qualidade aos empreendedores, contribuindo para a simplificação dos processos de abertura das empresas. É uma iniciativa que tem o objetivo de promover o desenvolvimento local”, afirma Márcio Benedusi, coordenador da Rede Simples no Sebrae RS. 

Foram avaliados 24 critérios no total, respondidos pelos municípios no site da FNQ. Para conquistar o selo Bronze, as Salas do Empreendedor precisavam ofertar pelo menos nove serviços básicos de uma lista de 12 opções. Estão entre eles serviços de orientação e formalização de empresas. Já para conquistar o selo Prata, além dos pré-requisitos do selo Bronze, foram exigidos mais seis serviços intermediários de uma lista de oito opções, como por exemplo o atendimento do Corpo de Bombeiros, orientação para participação nas compras públicas e oferta de microcrédito.

Para ser Ouro, além dos pré-requisitos para os níveis básico e intermediário, foi exigido das Salas do Empreendedor o oferecimento de pelo menos mais três serviços avançados de uma lista de quatro opções, coworking, assessoria jurídica, atendimento virtual e alvará online. 

“Quando aplicamos esse questionário em 2018, antes de criarmos a certificação, nenhuma das 92 Salas do Empreendedor existentes na época possuía atendimentos de nível avançado, para ser classificada como Ouro. Esse ano percebemos que houve um investimento do poder público para qualificação dos serviços ofertados nas Salas do Empreendedor, resultando em sete salas de excelência no Estado neste ano. Acredito que, no ano que vem, teremos mais espaços neste patamar”, relata Benedusi.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Homem é preso com mais de 20 quilos de cocaína e crack em Bagé

Um carro e as drogas foram apreendidos e encaminhados para a polícia judiciária em Bagé

35 minutos ago

CNH Social: Saiba como se inscrever para garantir a carteira de motorista gratuita em 2025

A iniciativa, promovida pelo DetranRS, busca ampliar o acesso à carteira de motorista e facilitar…

1 hora ago

CRAS Bom Sucesso realiza atividades de convivência e celebração do Dia das Mães

As ações foram voltadas para o bem-estar e a saúde dos participantes

1 hora ago

Tarifa Social: CEEE Equatorial oferece descontos e serviços em Sertão Santana

A iniciativa faz parte do programa E + Economia e tem como objetivo levar economia…

2 horas ago

Toalhas de hotel em casa: faça isso na lavagem e garanta o melhor resultado

Sabe aquela sensação de se enrolar em toalhas de hotel — macias, cheirosas e volumosas?…

2 horas ago

Animais de rua são encontrados com lacres nos testículos em Dom Feliciano

A prática, além de dolorosa e ineficaz para castração, configura crime de maus-tratos

2 horas ago

This website uses cookies.