Categories: EconomiaNotícias

Salário Maternidade: saiba como o INSS beneficia quem faz a adoção de crianças

Em maio, quando celebramos o amor materno, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem lembrar a importância do salário maternidade, que também é concedido em casos de adoção, se feita por pessoa assegurada pela Previdência Social. Muito mais do que um suporte financeiro – concedido por 120 dias, o benefício representa o reconhecimento ao vínculo familiar dos adotados, a partir da Lei n° 10.421, de abril de 2002.

O salário-maternidade é pago ao segurado ou segurada do INSS em razão de adoção da criança de até 12 anos. O início do pagamento do benefício conta a partir da data de conclusão da decisão judicial da adoção. Já nos casos de guarda judicial para fins de adoção, o pagamento é feito pela mesma data do termo de guarda. Quando o juiz decide em favor da adoção no início do processo, a data da medida liminar também conta para efeito de pagamento.

Publicidade

Durante o período de recebimento do benefício (que é de 120 dias, independentemente da idade da criança), a segurada ou segurado poderá dedicar-se integralmente à adaptação da criança ao novo lar, com a garantia de proteção previdenciária.

Cabe lembrar que o benefício pode ser solicitado tanto por homens quanto por mulheres que tenham obtido a guarda judicial ou concluído o processo de adoção. Essa garantia àqueles de sexo masculino foi estabelecida em 2013, pela Lei 12,873. Mas atenção, pois no caso de adoção conjunta ou guarda compartilhada, apenas um dos adotantes poderá receber o salário-maternidade.

O que precisa para receber o Salário Maternidade?

Quem deseja acessar o benefício precisa comprovar a condição de segurado do INSS e apresentar o termo de guarda emitido pela autoridade judicial ou certidão de nascimento atualizada da criança.

Para contribuintes individuais, facultativos e segurados especiais, é necessário ter cumprido uma carência mínima de 10 contribuições mensais à Previdência Social, para então ter direito ao salário-maternidade.

Obs.: os trabalhadores empregados, avulsos e empregados domésticos estão dispensados dessa exigência.

Como solicitar o salário-maternidade:

A solicitação é feita de forma simples e rápida, sem necessidade de agendamento, pelo portal ou aplicativo Meu INSS ou ainda pelo telefone 135.

Fonte: Agência Gov.br

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Vagas de emprego e oportunidades no RS nesta segunda-feira (12)

Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS

20 segundos ago

Abusador de crianças agredido por vizinhos segue hospitalizado

Ele também teria gravado vídeos de conteúdo sexual com as menores

13 minutos ago

Previsão do tempo: dia das mães será de tempo seco e frio

Sistema de alta pressão atmosférica reformula o cenário na região

32 minutos ago

Enem 2025: saiba as datas de inscrições e das provas deste ano

Inscrições poderão ser feitas de 26 de maio a 6 de junho

32 minutos ago

Eldorado do Sul: idoso é liberto de condições análogas à escravidão

A residência do idoso era uma casa de madeira sem piso ou instalações sanitárias

1 hora ago

Tornado atinge 250 casas em Erval Grande no norte do RS

Evento climático ocorreu nesta sexta-feira e deixou 40 famílias desalojadas. Conforme a Defesa Civil, os…

1 hora ago

This website uses cookies.