Nessa segunda-feira (20) ocorreu a 78ª Sessão Ordinária, da 17ª Legislatura, da Câmara de Vereadores de Camaquã. Dando sequência ao processo de Interiorização das Sessões Legislativas a atividade foi realizada no Salão da Igreja Concórdia, na Santa Auta – 5º Distrito.
Tribuna Democrática
No início da Sessão fizeram o uso da Tribuna Democrática Popular a diretora do Instituto Estadual XV de Novembro, Maristela Pires Boeira, e o presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) da escola XV de Novembro, Vilson da Costa Marques.
Maristela parabenizou a iniciativa do Poder Legislativo por trazer a Sessão até a comunidade da Santa Auta. Ela citou dados dos trabalhos realizados por ela e pela equipe no Instituto e na Escola XV de Novembro e enfatizou que no local há alunos estudando nos três turnos. Além disso, as turmas agregam alunos da educação infantil até o ensino médio.
Maristela declarou que é fundamental que se invista na infraestrutura da escola. Detalhou problemas elétricos na estrutura do prédio e sugeriu parceria entre o poder público municipal e a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) para que os problemas sejam resolvidos. Além disso, conforme a diretora, é necessário que a quadra poliesportiva seja restabelecida e coberta para que os alunos possam praticar esportes abrigados do sol e da chuva.
O presidente do CPM da escola, Vilson da Costa Marques, declarou que há necessidade de reparos nas pontes, nas estradas e nos bueiros que dão acesso à Santa Auta e à escola XV de Novembro. Ele fez um apelo aos vereadores para que esses problemas sejam resolvidos.
Ordem do Dia
Na Ordem do Dia, foi discutido e votado o Projeto de Resolução nº 4/ 2018, de autoria da Mesa Diretora, que “Altera a Resolução nº 5, de 17 de novembro de 2015, que dispõe sobre o Regimento Interno da Câmara Municipal de Camaquã.” Em segunda discussão e votação o Projeto de Resolução, que trata do horário de início das Sessões Ordinárias, foi aprovado com 14 votos favoráveis. Com isso, a próxima Sessão Ordinária, que será realizada no dia 27 de agosto, começará às 19h.
Foram discutidos e voltam para discussão na próxima Sessão o Projeto de Lei nº 2/2018, que trata do FUNREBONCAM, de autoria do Poder Executivo, que altera a redação do § 2º do art. 1º da Lei nº 901, de 26 de julho de 2006, e o Projeto de Lei nº 40/2018, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício financeiro de 2019.
Opinião do público
O aluno do segundo ano do ensino médio, da escola XV de Novembro, Alex Conceição, 16 anos, diz que a realização da Sessão da Câmara na Santa Auta ” é uma boa oportunidade para que a diretora da escola fale sobre os problemas e as necessidades da entidade e para que a comunidade aponte os problemas nas estradas da região”, opina. Alex inclusive contou que ” para chegar na escola tenho que vir de moto, como fiz hoje, pois, quando chove o ônibus de transporte escolar não chega até a minha casa, que fica na Chácara Velha”.
Douglas Nunes da Silva, 19 anos, aluno do terceiro ano do ensino médio, da escola XV de Novembro, diz que ” estar na Sessão Legislativa é uma chance de falar dos problemas do interior”. Douglas conta que “na localidade do Cerro Negro, próximo ao fim da linha do ônibus Serrano, que faz o trajeto de Camaquã para Cerro Negro, há dois arroios que precisam de construção de pontes para que os alunos consigam chegar na escola no dia de chuva, já que o nível dos arroios sobe e impede a passagem do ônibus”.
Além dos vereadores, assessores, professores e gestores da escola, alunos, moradores da Santa Auta e das comunidades da região, participaram da 78ª Sessão Ordinária, da 17ª Legislatura, da Câmara de Vereadores de Camaquã o presidente da Comunidade Concórdia, Erni Fenske, e a diretora da escola XV de Novembro, Silvana Longaray.
Interiorização das Sessões
A Interiorização do Poder Legislativo era uma reivindicação dos parlamentares e visa aproximar as comunidades dos seus representantes. A primeira Sessão Legislativa no interior foi realizada no dia 02 de abril de 2018 no distrito do Bonito. A segunda sessão foi realizada na noite dessa segunda-feira (20) e contou com o público de 150 pessoas. A próxima Sessão no interior do Município será realizada em outubro, porém, ainda não há data e local definidos.
Você já notou que, mesmo seguindo tudo direitinho, sempre sobra aquele punhado de milho de…
Com entrada gratuita, o evento ocorre no Parque Dorval Ribeiro
Carro capotou na tarde desta sexta-feira (16). Vítimas tinham 9, 16 e 42 anos.
Entenda como concorrer as vagas disponíveis na Agência Sine FGTAS
Brasil confirma primeiro caso da infecção no Rio Grande do Sul
Saiba quais as atrações gratuitas do final de semana no evento
This website uses cookies.