Com as fortes chuvas que atingiram a região na quarta-feira (20/02), registrando uma média de 110 mm, em São Lourenço do Sul diversas áreas sofreram com alagamentos. O acúmulo de água causou transtornos à população. Em alguns locais o nível da água chegou a atingir meio metro de altura, invadindo algumas residências.
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil esteve monitorando a situação, alertando a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo (SMOU), Desenvolvimento Rural (SMDR) e Desenvolvimento Social e Habitação (SMDSH).
A SMOU esteve executando medidas para amenizar a situação, aumentando o escoamento de água. Ruas foram rebaixadas, bueiros abertos, as pontes nos rios São Lourenço e Carahá foram limpas novamente e em alguns locais foram escavados valos para resolver o problema.
O trabalho da SMOU prosseguiu durante a quinta-feira (21/02) nos bairros atingidos. Desde as 07 horas da manhã, duas equipes da Secretaria estiveram limpando bueiros nos bairros Barrinha e Navegantes, para a retirada de barro. A limpeza teve inicio na rua Almirante Barroso e seguiu pelas ruas paralelas em direção ao bairro Navegantes. Durante a tarde o trabalho iniciou na rua Humaitá e seguiu pelas ruas paralelas até a Praia da Barrinha.
Segundo a SMOU, os valos, bueiros e bocas de lobo foram limpos recentemente e não estavam entupidos. A quantidade elevada de chuva em um curto período de tempo sobrecarregou o sistema de drenagem, impossibilitando o escoamento e causando alagamentos. Para prevenir entupimentos e problemas na vazão de água, a Secretaria realiza com frequência a limpeza de valos, bueiros e bocas de lobo.
Zona rural – No interior do município, a chuva também causou transtornos. Em alguns pontos, como nas localidades de Rincão dos Azevedos e Três Passos, os marcadores da propriedade registraram até 200 mm de chuva. As regiões da Reserva e Fortaleza também estão entre as mais atingidas.
A chuva ocasionou estragos nas estradas rurais, bueiros e no aterro de pontes. Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Dênis Peglow, cinco retroescavadeiras, três patrolas, cinco tratores e algumas caçambas trabalham na recuperação dos danos.A expectativa é de que bueiros e pontes estejam recuperados nos próximos dias. Já os reparos nas estradas devem se estender por no mínimo um mês, devido a quantidade de pontos danificados pela erosão pluvial.
Quem transitava pela BR-116, entre Camaquã e Pelotas, a chuva também causou contratempos. Em um trecho a quatro quilômetros do trevo de acesso a São Lourenço do Sul, um açude transbordou, avançando sobre a pista. O trânsito ficou interrompido até as 21 horas.
Investimentos em prevenção – Em novembro de 2012, foram entregues à Caixa Econômica Federal os projetos executivos que contemplam a pavimentação e a confecção de redes de drenagem urbana em 6,5 km de vias por onde transitam os veículos do transporte coletivo urbano. O projeto aguarda aprovação do Ministério das Cidades, pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) – Pavimentação e Qualificação das Vias Urbanas.
Se aprovado, o projeto representa um investimento de mais de R$ 18 milhões, que contemplará áreas nos bairros Barrinha, Sete, Medianeira, Lomba e Nova Esperança. Entre os objetivos do projeto destaca-se a implantação do sistema de drenagem pluvial nas vias selecionadas, o que irá proporcionar a adequada captação e destinação destas águas. As diretrizes e soluções apontadas no projeto foram estabelecidas a partir de estudos hidrológicos, do conhecimento dos pontos de deságüe e do projeto geométrico, entre outros fatores.
Também há um projeto específico para o asfaltamento e uma rede de drenagem de reforço para o trecho não asfaltado da Avenida Cel. Nonô Centeno.
Um carro também foi apreendido durante a ação da Brigada Militar
Saiba como a Previdência Social beneficia quem faz adoção de crianças até 12 anos
Solicitação estará disponível a partir da próxima quarta-feira (14)
Primeiro jogo ocorre às 14h no Ginásio Municipal Wadislau Niemxeski
Loja fica localizada na Rua Manoel da Silva Pacheco, no centro de Camaquã
Operação ocorreu neste sábado (10), após o monitoramento do suspeito, com indícios claros de agressividade
This website uses cookies.