Saque-aniversário do FGTS: confira como sacar o benefício. Foto: Acústica FM
A partir desta quinta-feira (06), os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e foram demitidos sem justa causa de janeiro de 2020 até o fim de fevereiro deste ano começam a receber, o saldo integral dos depósitos dos antigos empregadores. Em entrevista para a Rádio Acústica FM, o superintendente regional centro-sul gaúcho da Caixa, Cristiano Schumaker, detalhou como ocorrerá o calendário de pagamentos e os meios de acesso ao benefício.
Recebem nesta quinta os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril e quem vinculou a conta bancária ao aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal. Nessa etapa serão feitos pagamentos de até R$ 3 mil. Quem tem saldo retido maior que esse valor receberá a diferença em junho.
Os trabalhadores dispensados sem justa causa a partir de março e que optaram pelo saque-aniversário continuarão a ter o saldo retido, recebendo apenas a multa rescisória de 40%. As demais regras do saque-aniversário não foram alteradas.
Dos 12,1 milhões de trabalhadores beneficiados, apenas 2,5 milhões vão ter direito ao saldo integral dos depósitos feitos pelos antigos empregadores no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Os 9,6 milhões restantes terão descontada a antecipação do saque-aniversário, tipo de empréstimo oferecido por instituições financeiras.
O dinheiro será pago pela Caixa Econômica Federal em duas etapas: uma em março e outra em junho. Quem cadastrou a conta bancária no aplicativo FGTS, cerca de 85% do público-alvo, receberá independentemente do mês de nascimento.
Trabalhadores que se enquadram nos seguintes critérios:
Optaram pelo saque-aniversário entre 01/01/2020 e 28/02/2025
Foram demitidos sem justa causa (ou em casos de despedida indireta, falência/falecimento do empregador, extinção/suspensão do contrato) no mesmo período.
Não possuem valores bloqueados no FGTS como garantia de operações de crédito (antecipação do saque-aniversário).
Automático: Para quem já possui conta na Caixa ou cadastrou conta bancária no app FGTS, o crédito será feito automaticamente hoje, dia 06 de março.
Presencial: Quem não possui conta cadastrada deve se dirigir a uma sala de autoatendimento da Caixa, agência lotérica ou agência da Caixa, seguindo o calendário de pagamento conforme o mês de nascimento:
Nascidos de janeiro a abril: 06 de março
Nascidos de maio a agosto: 07 de março
Nascidos de setembro a dezembro: 10 de março
A Caixa alerta para que os trabalhadores busquem informações apenas nos canais oficiais (app FGTS, telefone 0800-726-0207, agências da Caixa) e evitem fornecer dados a terceiros, prevenindo-se contra golpes.
Diante da previsão de frio intenso, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul está…
Jogando em casa e com o apoio de sua torcida, o Vélez Camaquã busca a…
Alerta é de especialista que organizou material sobre o tema
Entre as novidades, está a destinação de 3% de novas unidades habitacionais a pessoas em…
Confira como se candidatar as vagas de emprego
A redução no volume de chuvas e a baixa vazão de reservatórios motivaram tarifa amarela
This website uses cookies.