Categories: BrasilGeralPolítica

Sarney será presidente até sábado

Depois de mais de 22 anos distante da principal cadeira do Palácio do Planalto, José Sarney (PMDB-AP), atualmente no comando do Senado, volta hoje à Presidência do país.

Publicidade

Até sábado, quando a presidente Dilma Rousseff volta de viagem à Europa, Sarney vai, segundo ele, cumprir uma exigência constitucional de maneira discreta. Ele pretende ir ao palácio na manhã de hoje e despachar, se preciso, no próprio Senado. Não há nenhum compromisso oficial na agenda dele.

Quarto na linha sucessória, Sarney assume a Presidência porque, além de Dilma, o vice-presidente Michel Temer e o presidente da Câmara, Marco Maia, também estão fora do país.

Aos 82 anos, Sarney comandou o Brasil de 15 de março de 1985 a 15 de março de 1990, período que consolidou a redemocratização do país e a elaboração da Constituição.

Eleito vice-presidente num pleito indireto, em 15 de janeiro de 1985, ele assumiu a Presidência em razão da internação de Tancredo Neves um dia antes da posse. Tancredo morreu em 21 de abril.

A última vez que Sarney entrou no Planalto como presidente da República foi em 15 de março de 1990, quando passou a faixa para o presidente eleito Fernando Collor.

Na ocasião, o último ato de Sarney como presidente foi assinar um decreto batizando uma barragem no Vale to Itajaí (SC) com o nome de governador Pedro Ivo de Figueiredo Campos, de acordo com o “Diário Oficial da União”.

Agora, Sarney tenta tratar a nova missão sem muita empolgação e encara o retorno como “uma coisa de rotina”.

Exercendo o último mandato de sua vida política, segundo ele mesmo já disse, Sarney disse que se sente já “tendo saído da Presidência”.

Na noite de ontem, antes de embarcar para Portugal, o vice-presidente Michel Temer se encontrou na base aérea de Brasília com Sarney e o presidente da Câmara, Marco Maia. Com viagem prevista na manhã de hoje para o Panamá, Maia só dormiu como presidente interino.

Tratada como uma cerimônia reservada de transferência de cargo, o evento serviu para fotógrafos registrarem o momento dos três presidentes interinos do Brasil. Antes, eles haviam se encontrado na posse do novo presidente do Tribunal de Contas da União.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Horóscopo para este sábado, dia 10 de maio de 2025

Que a fé nos fortaleça e nos guie em direção aos nossos objetivos

13 minutos ago

Hoje na história: 10 de maio – Fundação da Chapecoense

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

8 horas ago

Homem é agredido após perseguir mulher em Camaquã

Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura

14 horas ago

Convite para culto de agradecimento de Lili Bierhals

O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro

17 horas ago

Hospital Nossa Senhora Aparecida abre vaga de emprego em Camaquã

A oportunidade é para atendente de cafeteria

17 horas ago

Condenado por furto é preso em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu no Centro da cidade

19 horas ago

This website uses cookies.