Saúde do RS afirma que não há doses da vacina da dengue próximas do vencimento

A secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul emitiu uma nota no final da tarde desta segunda-feira (17/2) afirmando que não possui lotes de vacinas contra a dengue com validade próxima de vencimento nos próximos 30 ou 60 dias. 

Na última sexta-feira (14/2), o Ministério da Saúde autorizou os estados que tivessem doses com essas validades a flexibilizarem as idades e os municípios onde a vacina está disponível. 

Publicidade

Na nota, a SES reforça que a estratégia de vacinação no Estado segue inalterada.

Segundo o governo do RS, atualmente as doses estão disponíveis em 67 municípios para crianças e adolescentes de dez a 14 anos — faixa etária que registra o maior número de hospitalizações dentro das idades recomendadas pela fabricante da vacina (de cinco a 60 anos).

Até o momento, o RS recebeu cerca de 82 mil doses da vacina Qdenga, da fabricante japonesa Takeda Pharma, das quais 48 mil foram aplicadas. 

Apenas 10.180 pessoas concluíram o esquema vacinal, que consiste em duas doses com intervalo de três meses entre elas.

O lote mais próximo da validade no Estado tem prazo até 1º de julho de 2024. Essas vacinas foram entregues na primeira remessa, em abril de 2024, com 31 mil doses distribuídas para Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha e Glorinha.

Em junho do ano passado, o Ministério da Saúde incluiu outros 61 municípios das regiões do Vale dos Sinos, Vale do Rio Pardo e Alto Uruguai na estratégia de vacinação contra a dengue.

Para esses municípios, a primeira remessa de 19 mil doses era de um lote com validade até 31 de julho de 2025.

O Rio Grande do Sul possui ainda aproximadamente 31 mil doses com vencimentos entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, distribuídas entre os 67 municípios.

Segundo a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, a estratégia de vacinação no Estado está em constante monitoramento junto aos gestores municipais.

“Seguimos incentivando a procura por parte da população elegível, de dez a 14 anos, sendo importante reforçar que todas que fizeram a primeira dose voltem aos postos para a segunda, com garantia de que haverá doses disponíveis”, afirmou.

 

Recomendação do Ministério da Saúde

Na sexta, o Ministério da Saúde informou que as vacinas contra a dengue que estiverem próximas às datas de vencimento poderão ser aplicadas em pessoas com idades fora da faixa etária estipulada para o Sistema Único de Saúde (SUS) e poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação.

A recomendação está em nota técnica para todos os estados e o Distrito Federal publicada nesta sexta-feira, 14. O objetivo, segundo a pasta, é garantir que todos os imunizantes adquiridos cheguem à população, ampliando a proteção contra a doença.

Agora as doses com um prazo de 2 meses de validade poderão ser remanejadas para municípios ainda não contemplados pela vacinação contra dengue ou ser aplicadas em faixa etária ampliada, contemplando pessoas de 6 anos a 16 anos de idade.

Já para as vacinas que completarem 1 mês de validade, a estratégia poderá ser expandida até o limite etário especificado na bula da vacina, abrangendo a faixa etária de 4 anos a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade.

O imunizante, no âmbito do SUS, era inicialmente voltado apenas para aqueles com idade entre 10 anos e 14 anos.

De acordo com o Ministério, a expansão do público-alvo deve considerar a disponibilidade de doses e a situação epidemiológica de cada estado e município.

Além disso, a pasta deve ser devidamente informada pelas unidades federativas sobre a implementação da estratégia temporária de ampliação da vacinação.

Todas as doses administradas devem ser registradas na Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) de forma a garantir a segunda dose e o monitoramento completo do processo de imunização.

Busca ativa

Para completar o esquema vacinal, é preciso tomar duas doses da vacina, o que garante a imunização oferecida pela vacina.

 

Airton Lemos

Sou repórter. Jornalista há 13 anos, formado pela Ulbra.

Recent Posts

Ministro das Cidades assina contratos e autoriza início de obras de novas moradias no Rio Grande do Sul

Jader Filho participará de solenidade nesta quarta-feira (30), na Secretaria para Apoio à Reconstrução

19 minutos ago

Nota de falecimento: Carlos Bahr morre aos 89 anos

Os atos fúnebres ocorrem na Igreja União da Boa Vista

44 minutos ago

Acidente entre carro e caminhão deixa quatro mortos em Soledade

Colisão ocorreu na manhã desta quarta-feira (30), na BR-386

59 minutos ago

Mais de 30 apostas acertam a quina e faturam R$ 48 mil na Mega-Sena

As dezenas sorteadas foram: 02 - 18 - 28 - 38 - 41 – 50

2 horas ago

Brigada Militar apreende 250 quilos de carne imprópria para consumo em Pelotas

Ação ocorreu nesta terça-feira (29), no Loteamento Arco-Íris

2 horas ago

This website uses cookies.